Título: Justiça Eleitoral suspende propaganda de Serra
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 27/03/2010, O País, p. 17

SÃO PAULO. Após as multas aplicadas ao presidente Lula pelacampanha antecipada em favor da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff,ontem foi a vez de a Justiça Eleitoral punir o governador José Serra(PSDB) pela publicidade sobre suas realizações em São Paulo. ACorregedoria Regional Eleitoral de São Paulo suspendeu por liminar, apedido do PT, uma inserção estadual do PSDB na TV que foi ao ar noúltimo dia 24. A decisão ainda vai a julgamento no Tribunal RegionalEleitoral (TRE).

A assessoria do PSDB informou que a decisão não afeta o partido, jáque a propaganda não será repetida. "O PSDB não teve nenhum prejuízoporque a propaganda já foi veiculada, e as próximas inserções estarãode acordo com as recomendações do TRE", disse a assessoria.

Na propaganda, Serra comenta a criação do seguro desemprego e aexpansão do metrô: "Ninguém imaginava que um dia a gente fosse tirar dopapel e ajudar o trabalhador numa hora difícil. Eu batalhei, nósconseguimos. O seguro desemprego é hoje um benefício para você", dizele, na publicidade. "Também parecia impossível que a gente fosse fazera maior expansão de metrô do Brasil. Pois nós estamos fazendo e gerandoemprego para os trabalhadores."

Segundo o corregedor, Alceu Penteado Navarro, a propaganda"ultrapassa os limites" da Lei nº 9.096, que determina que apublicidade do partido deve se limitar a difundir o programapartidário, transmitir mensagens sobre a execução desse programa oudivulgar a posição do partido. No final da inserção, um locutor diz: "Aexperiência que garante o avanço, PSDB".