Título: Festejos em meio a inaugurações
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 20/03/2010, O País, p. 3
No dia do aniversário, Serra entrega duas Etecs e fábrica de trens
HORTOLÂNDIA e MOGI GUAÇU (SP). O dia do governador José Serra ontemfoi lotado de inaugurações, dando visibilidade às Etecs (EscolasTécnicas Estaduais), uma das bandeiras de seu governo. Ele inaugurouduas dessas escolas em Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Ainda inaugurou umafábrica de trens e vagões da espanhola CAF, em Hortolândia, onde umenvergonhado Serra ganhou bolo de aniversário e ouviu o Parabéns aVocê entoado pelos políticos locais e por trabalhadores da empresa.
Apesar de eu ser político, para essas coisas eu sou meio tímido. Foi umteste para mim, passar por um parabéns coletivo disse, depois decortar a primeira fatia de bolo.
Serra dividiu o palanque com oprefeito da cidade, o petista Angelo Perugini, que chegou a cobrarpublicamente do governador algumas obras, entre elas a recuperação deuma rodovia, a SP101, que liga Campinas a Montemor.
O governador voltou a misturar futebol e política.
Palmeirense, acabou levando uma goleada dos corintianos, que eram maioria entre os trabalhadores da fábrica de trens.
No meu governo nós não olhamos cor de camisa partidária, só de camisade times. Quem é palmeirense aqui? E corintiano? Ao ver a maioriacorintiana, Serra riu e dirigiu-se em espanhol para o CEO mundial daCAF, Andres Ascoreta, do país Basco: Não tem jeito. No hay manera.
Ascoretatambém deu um presente a Serra, uma makila. A peça é um bastão torneadode metal, que, para os bascos, representa poder e autoridade. É umcostume milenar.
À noite, ele ainda ia comemorar o aniversário com a família, especialmente com os netos.