Título: Dilma: Vimos a multa com muita naturalidade
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 20/03/2010, O País, p. 8
Pré-candidata diz que governo vai recorrer da decisão do TSE que condenou Lula por campanha antecipada
BRASÍLIA. A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse ontem considerar natural o fato de um ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter aplicado multa de R$ 5 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por campanha eleitoral antecipada.
Ela confirmou que o governo vai recorrer, o que levará a decisão para o plenário do tribunal.
Em outro comentário sobre a disputa político-partidária, a pré-candidata petista disse que a oposição busca trazer para a eleição de 2010 a crise política de 2005 ¿ referindose ao escândalo do mensalão do PT.
O presidente foi punido pelo ministro Joelson Dias, do TSE, por causa de declarações feitas em visita a obras em Manguinhos, em maio do ano passado. Na ocasião, Lula disse que tinha certeza que ganharia as eleições deste ano, e também torceu para que os gritos de apoio a Dilma fossem ¿uma profecia¿.
¿ Vimos com muita naturalidade, vamos recorrer ¿ disse Dilma, quando perguntada sobre a multa, ontem. Se não for derrubada pelo plenário, a multa tem de ser paga por Lula, como pessoa física, ou pelo PT.
Dilma deixa o governo Lula no dia 31 deste mês Ao ser indagada sobre as ações da oposição no Congresso Nacional, que conseguiu aprovar a convocação de envolvidos no suposto esquema de desvio de recursos da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) ¿ incluindo o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto ¿, a ministra disse que os adversários do governo tentam influenciar o processo eleitoral: ¿ O pessoal está tentando, vamos dizer, trazer 2005 para a eleição de 2010, mas não acho que isso seja eficaz.
Acho que é pouco eficaz ¿ disse a ministra.
Jornal ¿El País¿ noticia que presidente foi multado A multa de R$ 5 mil imposta pela Justiça Eleitoral ao presidente Lula, por antecipar a campanha a favor de Dilma foi tema de reportagem do jornal espanhol ¿El País¿. ¿Durante o último ano, Lula levou Rousseff a quase todas as inaugurações das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cuja gestão está nas mãos da ministra. Nesses atos, inclusive antes de sua candidatura, costumava ser recebida com gritos de: `presidenta, presidenta¿. Em um deles, celebrado na favela de Manguinhos, Lula comentou, depois de escutar tais gritos: `Espero que a profecia que diz que a voz do povo é a voz de Deus esteja correta¿¿, informa o ¿El País¿.
Segundo o diário, para as autoridades, ficou claro a vontade de Lula de apoiar a candidatura da ministra. O ¿El País¿ afirma ainda que, quando Lula começou a viajar com Dilma, ela tinha só 3% nas pesquisas eleitorais.
Após o anúncio da candidatura, o apoio subiu para 30%, encostando no adversário do PSDB, o governador de São Paulo, José Serra.