Título: O novo número 2 do varejo
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 30/03/2010, Economia, p. 21

Juntos, Ricardo Eletro e Insinuante tomam o lugar de Magazine Luiza e vão faturar R$ 5 bi

SÃO PAULO

Amineira Ricardo Eletro e a baiana Insinuante anunciaram ontem a fusão de suas operações, dando origem à segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos e móveis do país. São 528 lojas em 16 estados e no Distrito Federal, 15 mil funcionários e faturamento anual combinado de cerca de R$ 5 bilhões. A meta já anunciada é dobrar de tamanho em até quatro anos por meio de novas associações e compras.

Fortes em Minas e no Nordeste, mas ainda com pouca presença nos mercados do Rio e de São Paulo, as empresas viram na associação o único caminho para reagir à gigante formada, há cerca de quatro meses, por Pão de Açúcar/Ponto Frio e Casas Bahia.

Acho que temos condição de fazer o mesmo que eles estão fazendo, mas do nosso tamanho disse Ricardo Nunes, presidente da da Ricardo Eletro e da holding Máquina de Vendas, criada para abrigar as operações das companhias.

Pressionadas pela concorrência, as empresas anunciaram planos de chegar a mil lojas e a receita de R$ 10 bilhões em 2014, abocanhando até 15% do mercado. Ainda assim, seriam números distantes do líder Pão de Açúcar, que conta com 1.015 pontos de venda (considerando Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro) e faturamento em 2008 de R$ 18,2 bilhões.

Para atingir o objetivo, o alvo será principalmente a compra ou associação com grupos regionais. Segundo o presidente da Insinuante, Luiz Carlos Batista, o mercado caminha para um processo irreversível de consolidação, em que as pequenas redes regionais terão cada vez menos poder de barganha junto a fornecedores: Esses empresários vão ficar mais confortáveis com a gente.

Perguntado se esses planos podem incluir o Magazine Luiza, respondeu: Queremos crescer com quem for afirmou Batista.

Insinuante vai trocar de nome no Rio

Procurado, o Pão de Açúcar não comentou a operação. Na Bolsa de Valores de São Paulo, as ações preferenciais perderam 1,36%, quarta maior queda do Ibovespa. O Magazine Luiza, que caiu para o terceiro lugar no ranking do varejo no país, com faturamento de R$ 3,8 bilhões, divulgou nota para dizer que assim como aconteceu no setor de supermercados, as uniões e fusões no segmento de eletro são esperadas. O Magazine Luiza continua com seu plano de expansão e também encontra-se aberto para analisar propostas de aquisição de redes, mas não existe nenhuma negociação em andamento, diz o comunicado.

De capital fechado, as empresas não divulgaram dados sobre geração de receita ou endividamento e rebateram informações de mercado de que a Ricardo Eletro teria maior volume de dívidas. Também negaram que a fusão envolveu pagamento em dinheiro, mas não esclareceram os critérios para a troca de ativos e passivos. O controle da nova holding será compartilhado.

Ficou acertada a manutenção das duas marcas. A bandeira Insinuante continuará nas regiões Norte e Nordeste, e Ricardo Eletro ficará concentrada no Centro-Oeste e Sudeste. Entre os planos mais imediatos, está prevista a abertura de 30 a 50 novas lojas neste ano, com investimento de R$ 50 milhões.

Dessas, 30 ficarão na capital do Rio e no interior fluminense. As 20 lojas da Insinuante no Rio vão trocar de nome para Ricardo Eletro.

Em São Paulo, Batista afirmou que a estratégia passa pela compra de outras redes. Hoje, a Ricardo Eletro tem 22 lojas no interior do estado. O mercado paulista já responde por mais de 40% das vendas das duas empresas pela internet. A previsão é que só a receita com vendas on-line chegue a R$ 250 milhões até dezembro. Em outra frente, Insinuante e Ricardo Eletro se preparam para renovar, com bancos e financeiras, contratos para venda de crédito e seguro a clientes que pode gerar mais R$ 450 milhões.