Título: Governo deve licitar duas hidrelétricas este ano
Autor: Vasconcelos, Adriana; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 30/03/2010, O País, p. 11

BRASÍLIA. O governo deverá licitar ainda este ano, no segundo semestre, duas das quatro hidrelétricas do Complexo de Teles Pires, no rio de mesmo nome, na divisa dos estados de Pará e Mato Grosso: São Manuel (746 megawatts) e Teles Pires (1.820 MW). As outras deverão ficar para 2011: Colider (342 MW) e Sinop (461 MW). As usinas são importantes para aumentar a segurança do abastecimento energético no país.

Poderão ser leiloados também este ano dois empreendimentos hidrelétricos no Amapá; cinco no Piauí, no rio Parnaíba (Castelhana, Estreito do Parnaíba, Uruçui, Ribeiro Gonçalves e Cachoeira), no Nordeste, que são remanescentes do PAC-1; e um em Santa Catarina.

Entrou no PAC-2 a usina binacional de Garabi, fruto de um tratado com a Argentina, de 1984, tocado pela Eletrobras. O estudo de inventário foi concluído, e ela deverá ser viabilizada no final de 2011 ou início de 2012. Serão duas usinas, na fronteira brasileira do Rio Grande do Sul com a Argentina, com capacidade de geração de 2.200 MW.

Outra obra também liberada é a usina de Santa Izabel, no Pará, licitada em 2000. A pendência era a busca dos mortos da Guerrilha do Araguaia, mas a área acaba de ser liberada.