Título: Operação da PF prende indicado pelo PMDB
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 17/06/2009, Política, p. 4

Investigação sobre esquema ilegal envolvendo frigoríficos resulta na detenção de 22 pessoas. Entre elas, diretor do Basa, ligado ao partido. Carros e caminhonetes também acabaram apreendidos pelos agentes Uma investigação que pretendia flagrar o suborno de empresários ligados ao ramo de frigoríficos a fiscais do Ministério da Agricultura, em Rondônia, levou a Polícia Federal a descobrir um esquema de corrupção amplo no governo federal. A trama, segundo a investigação da PF, envolvia funcionários de alto escalão de outras três instituições, muitos deles ligados ao PMDB. A apuração resultou na Operação Abate, desencadeada ontem em sete estados e no Distrito Federal, que levou para a cadeia um diretor do Banco da Amazônia (Basa), dois técnicos graduados do Ministério da Integração e um da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Outras 18 pessoas acabaram detidas, incluindo empresários e servidores públicos. O cumprimento dos 43 mandados de busca e apreensão foi realizado por 250 policiais e resultou, ainda, no confisco de carros e caminhonetes.

O trabalho teve início há 14 meses, depois de a PF receber denúncia anônima contra integrantes da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia. Segundo a investigação, em troca de propina de representantes de frigoríficos, funcionários públicos encarregados de verificar a qualidade dos produtos que chegavam ao estado faziam vistas grossas na fiscalização. O esquema envolvia principalmente o comércio de carnes e laticínios. ¿A missão dos servidores era atestar a qualidade da carne, por exemplo, mas constatamos que o Selo de Inspeção Federal não garantia nada¿, contou o delegado Leopoldo Soares Lacerda, coordenador da operação.

Durante as investigações, escutas telefônicas feitas pela PF com autorização judicial mostraram que o esquema não se restringia aos fiscais de Rondônia. Alguns servidores facilitavam informações a um grupo empresarial de Mato Grosso, também ligado a frigoríficos. Essa apuração acabou resultando na prisão do diretor de Ações Estratégicas do Banco da Amazônia (Basa), Augusto Afonso Monteiro de Barros, em Belém (PA). Ex-superintendente da instituição em Rondônia, ele havia sido indicado para ser dirigente do banco por integrantes do PMDB no estado.

Apadrinhado ¿Toda a bancada referendou o nome dele¿, sustentou o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que até o meio da tarde desconhecia a prisão do apadrinhado, apesar de ter tomado conhecimento da detenção do superintendente federal da agricultura em Rondônia, Orimar Martins, indicado pelo PTB, e de seu adjunto, João Carlos Barbosa. Foram detidos ainda Vitorino Luiz Domenech e Luiz Fernando Soares Pereira, que trabalham na área de acompanhamento e avaliação do Ministério da Integração, pasta do peemedebista Geddel Vieira Lima.

A Operação Abate foi a segunda da PF envolvendo pessoas ligadas ao PMDB em menos de um mês. Em 22 de maio, agentes federais invadiram a sede do partido em Fortaleza (CE) em busca de material de campanha do deputado Eunício de Oliveira. Na ocasião, a direção da legenda fez protestos velados contra a corporação, igualando a atuação da PF a dos militares na ditadura.