Título: Lula pede para Meirelles ficar à frente do BC e aguarda resposta
Autor: Vasconcelos, Adriana; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 31/03/2010, O País, p. 4

Presidente do Banco Central teria preferência por ser vice da chapa de Dilma

BRASÍLIA. Diante do apelo feito ontem pelo presidente Luiz InácioLula da Silva para que fique no cargo até o fim de seu mandato, opresidente do Banco Central, Henrique Meirelles, pediu mais 24 horaspara pensar no assunto. Entre os goianos dos mais diferentes partidos,esse seria um sinal de que Meirelles ficou balançado e pode desistir dedisputar eleição este ano. No governo e no PMDB, no entanto, há quemainda aposte que ele deixará o cargo que ocupa há sete anos e trêsmeses.

Seu nome vem sendo cotado para disputar vaga no Senado,na chapa do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que concorrerá aogoverno do estado numa aliança com o PT, ou para ser vice da candidatapetista à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Observadoresdo governo acrescentam outro elemento: celebrado internacionalmente nosmercados e no BIS, banco central dos bancos centrais, Meirelles poderiaestar de olho em um organismo multilateral. Como os países têmdemonstrado a intenção de elevar a participação das nações emdesenvolvimento em decisões globais, a indicação de um brasileiro paraa presidência do Fundo Monetário Internacional ou do Banco Mundial éuma hipótese aceita em vários círculos do exterior.

Após reunião de uma hora com Lula, Meirelles disse que só anunciará a decisão hoje.

Tínhamos combinado que ele me diria a opinião dele. A opinião dele éque, se depender dele, fico no Banco Central afirmou Meirelles àsaída do encontro.

Ele fez um pedido para que eu fique noBanco Central até o fim do governo, para completar o trabalho deestabilização da economia brasileira e assegurar, entregando ao próximogoverno, a economia estabilizada, com inflação na meta e todas ascondições para que o Brasil possa manter o rumo de crescimento pelospróximos anos.

Pedi 24 horas para pensar

Meirelles preferiu, porém, não dar resposta imediata: Pedi 24horas para pensar sobre o pedido e, portanto, amanhã (hoje), vou daruma resposta final ao presidente. A posição do presidente estádefinida. Pediu para ficar, e vou pensar disse, rejeitando a ideia deque sua indefinição possa provocar problemas no mercado.

Deverápesar na decisão do presidente do BC o fato de que ele dificilmenteconseguirá ser vice na chapa de Dilma vaga reservada ao presidente daCâmara, Michel Temer (SP). Em conversas reservadas, Meirelles teriadeixado escapar que esse seria seu principal projeto.

A disputa pelo Senado o preocupa.

Meirellesteria de disputar o cargo com nomes tradicionais, como os senadoresDemóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB), e novatos, como oempresário Júnior Friboi. O deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO)criticou Meirelles, dizendo que ele é uma espécie de Bob Fields (comoera conhecido o economista e ex-deputado Roberto Campos) da RepúblicaLulista: Tem relação limitada com a base do PMDB. Acha que éunanimidade, que o que decidir a gente apoia. Mas não é assim! ORoberto Campos quis ser senador por Mato Grosso, perdeu e teve que saircomo deputado.

O deputado Pedro Chaves (PMDB-GO) aposta que Meirelles fica.