Título: Thomaz Bastos deve advogar para Dilma na campanha
Autor: Braga, Isabel; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 01/04/2010, O País, p. 11

Pedido foi feito por Lula a seu ex-ministro da Justiça

BRASÍLIA. A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos deverá ser o coordenador jurídico da campanha da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Dirigentes do PT e Thomaz Bastos começaram acertar os detalhes do contrato há uma semana. A cúpula petista resolveu buscar reforço jurídico por entender que a campanha deste ano será marcada por intensas batalhas na Justiça Eleitoral.

A providência coincidiu com uma nova postura da Justiça: nos últimos 15 dias o presidente Lula foi multado duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda antecipada em favor de Dilma. Ele ainda recorre das multas, uma de R$ 5 mil e outra de R$ 10 mil.

Thomaz Bastos deverá montar um pool de escritórios de advocacia, em São Paulo, Brasília e outros importantes colégios eleitorais. A equipe de advogados deverá atuar em pelo menos três frentes: defesa direta nos tribunais, consultoria prévia de ações a serem desenvolvidas durante a campanha, e análise permanente da movimentação dos adversários de Dilma. Os advogados também estarão de olho nas prestações de contas de Dilma, para tentar evitar problemas futuros.

Os valores do contrato, segundo um dos advogados chamados para compor a equipe de Bastos, ainda estão sendo discutidos. Mas, mesmo sem bater o martelo em torno das cifras, a equipe já começou a trabalhar.

Bastos e outros dois advogados assinaram a defesa do PT em recurso contra a decisão da Justiça eleitoral de São Paulo de fazer restrições ao programa partidário. No programa, Lula dizia que Dilma é mineira, mas tem a cara de São Paulo. A Justiça entendeu que houve promoção pessoal e campanha antecipada pró-Dilma.

¿ Isso foi a título de contribuição, nada organizado ¿ disse um dos advogados.

Advogado já participa de reuniões do comitê de Dilma Thomaz Bastos já vem participando de reuniões da coordenação de campanha da ex-ministra, ao lado de Antonio Palocci, Fernando Pimentel e João Santana, entre outros. Ontem, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, não quis confirmar oficialmente que ele será o advogado de Dilma. Mas disse que negociações estão em andamento.

¿ Ele tem conhecimento na área. Está conversando com as pessoas, no processo de arregimentação ¿ disse Dutra.

Indagado sobre o parecer da Advocacia Geral da União que libera Dilma para participar de inaugurações do governo Lula neste período de précampanha, Dutra afirmou: ¿ Existe um parecer da AGU a respeito da lei eleitoral, mas é um parecer. Quem decide é a Justiça eleitoral. Precisamos ter cautela, analisar o custo/benefício disso, ver se vale a pena.

Na próxima semana, Dilma fará um périplo por Minas. Irá a São João Del Rey, Ouro Preto e Belo Horizonte, onde terá encontro com empresários. Dutra disse que Lula participará dos eventos nos fins de semana e fora do horário de expediente, sem se licenciar do cargo.

¿ Ele participará como militante.

Lula é o principal cabo eleitoral, não vamos prescindir dele neste momento.