Título: Novo ministro da Previdência descarta aumento maior para aposentados
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 01/04/2010, O País, p. 11

O governo atingiu o seu limite", diz Gabas ao assumir a pasta

BRASÍLIA. O novo ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, que tomou posse ontem na vaga deixada pelo petista José Pimentel, afirmou que não há espaço para nova negociação com as centrais sindicais e os parlamentares que garanta um aumento maior aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Deputados da base aliada pressionam o governo por um reajuste além dos 6,14% previstos na medida provisória que tramita na Casa. A tentativa é garantir um reajuste da inflação mais 80% do PIB dos dois últimos anos, que daria um índice de 7,9%, com um custo de cerca de R$ 2 bilhões a mais por ano nas contas da Previdência.

Gabas afirmou que as contas não suportam este impacto e pediu responsabilidade: ¿ Tudo foi feito com diálogo.

O governo está convencido de que atingiu seu limite (6,14%).

Qualquer coisa acima disso é pouco responsável. A Previdência não pode ser objeto de aventuras em período eleitoral. Tudo que passar dos limites negociados vai prejudicar. Não se pode usar a disputa eleitoreira para comprometer a Previdência.

Técnico de carreira do INSS, onde ingressou em 1985, por concurso público, Gabas sempre atuou no movimento sindical e é filiado ao PT há mais de 20 anos. Foi chamado em 2002 por Ricardo Berzoini, primeiro ministro da Previdência do governo Lula, para ser superintendente do INSS em São Paulo. A pasta teve outros ministros, mas ele manteve-se no cargo até ser chamado, por Nelson Machado, para a secretaria-executiva, onde permaneceu até agora.

Ontem, ao receber o cargo de José Pimentel, Gabas ficou emocionado e usou expressão repetida por Lula para dizer que ¿nunca antes na história¿ da Previdência um servidor de carreira havia assumido o comando da pasta. Destacou sua luta contra a tese de privatização da Previdência e afirmou que a sociedade não aceitará retrocesso.

O auditório do ministério estava lotado de servidores, amigos de Araçatuba (SP), sua cidade natal, além de quatro ex-ministros da pasta. Mas quem mais causou frisson foi a atriz Glória Pires, amiga de Gabas, que prestigiou o evento. Glória e o marido Orlando estiveram primeiro na solenidade de posse, no Itamaraty, quando Lula não perdeu a chance de brincar.

¿ O novo ministro Gabas, que até trouxe minha mãe para a posse (...) ¿ disse o presidente, numa referência ao personagem vivido por Glória Pires no filme sobre sua vida.

Pimentel volta à Câmara, porque disputará a eleição para o Senado no Ceará. Segundo ele, a decisão de concorrer ao Senado foi formalizada pelo PT do estado no último fim de semana. O partido fechou apoio à reeleição de Cid Gomes (PSB), mas não aceitará aliança com o PSDB.