Título: Meirelles adia decisão mais uma vez
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2010, O País, p. 11
Presidente do BC não conseguiu conversar ontem com Gilberto Carvalho
BRASÍLIA. O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, adiou para hoje a decisão sobre se fica no cargo ou se sai para disputar as eleições de outubro.
O prazo final para deixar o cargo, se quiser concorrer, é sábado, dia 3. Depois de uma tentativa frustrada de conversar com o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, ontem à tarde, Meirelles participou da comemoração dos 45 anos do BC, quando avisou que ainda não tinha se decidido. Carvalho estava na posse da irmã Márcia Lopes no Ministério do Desenvolvimento Social.
¿ Ainda não há uma decisão tomada. Estamos conversando, porque é uma decisão de muita responsabilidade. A decisão de ficar ou sair do Banco Central não é apenas uma questão de foro íntimo. É uma decisão que afeta essa instituição e o papel que ela representa para o Brasil ¿ disse Meirelles.
Ele afirmou que continua conversando com membros do governo e, ao ser perguntado sobre o prazo limite, respondeu: ¿ Amanhã (hoje), no máximo.
Não tem dúvida.
Em setembro de 2009, Meirelles se filiou ao PMDB na expectativa de disputar um cargo eletivo este ano: Senado, governo de Goiás ou vice na chapa da petista Dilma Rousseff. O xadrez eleitoral complicado, suas ambições em relação ao próximo governo e um pedido do presidente podem fazê-lo mudar de ideia, como espera parte do PMDB.
Durante a cerimônia de aniversário do BC, que começou antes de Meirelles chegar, ele foi citado nos discursos da diretoria, que ressaltou sua gestão nos últimos sete anos. O diretor de Liquidações, Antônio Gustavo do Vale, citou a determinação de Meirelles no controle da inflação e na acumulação de reservas, que preparou o país para enfrentar a crise.