Título: Presidente da China visitará porto de Eike
Autor: Novo, Aguinaldo; D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 01/04/2010, Economia, p. 21

Hu Jintao vai inaugurar trecho de Açu, que será usado por siderúrgica chinesa Wisco

NOVA YORK. O empresário Eike Batista anunciou ontem que vai inaugurar um trecho do Porto do Açu, megainvestimento de sua empresa de logística LLX no Norte Fluminense, durante visita do presidente da China, Hu Jintao, ao projeto. Hu Jintao virá ao Brasil, em abril, para o encontro de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) em Brasília. E, segundo Eike, teve seu roteiro ampliado para visitar o Rio no dia 17. Eike contou que o presidente chinês pediu para conhecer o que poderá ser o maior terminal exportador brasileiro de minério de ferro para a China.

¿ O presidente Hu Jintao vai conhecer este gigantesco portal de exportação que estamos construindo para ligar o Brasil com a China.

Trata-se de um projeto que faz parte de um novo Brasil, que vai mudar o país radicalmente, como quem passa da era analógica para a era digital ¿ afirmou Eike.

O Porto do Açu, um investimento da empresa de logística do grupo de Eike previsto para entrar em operação em 2012, será usado numa parceria entre a MMX Mineração (também de Eike, o oitavo mais rico do mundo segundo a revista ¿Forbes¿) com a estatal chinesa Wisco, a terceira maior siderúrgica da China. Um acordo firmado em novembro do ano passado por Eike com os chineses prevê que a Wisco vá comprar 21,52% da MMX, com o compromisso de participar da construção e operação de uma siderúrgica no Porto do Açu, em São João da Barra.

Em contrapartida, a Wisco terá acesso à parte da produção de minério de ferro do grupo brasileiro por 20 anos. A Wisco produz cerca de 30 milhões de toneladas anuais de aço, quase a produção total do Brasil , de cerca de 34 milhões de toneladas anuais.

Empresário promete investir US$ 41 bi em dez anos. Em NY, elogia o Brasil e o Rio Participando do seminário ¿Invest in Rio¿, patrocinado pelo ¿Wall Street Journal¿ e pelo ¿Valor Econômico¿, em Nova York, Eike expôs para uma plateia de mais de 300 empresários americanos os planos de investimento de seu grupo, que somam US$ 41 bilhões em dez anos, e garantiu que o retorno virá antes do esperado.

O empresário estimou que a economia brasileira vai crescer no mínimo 5% ao ano pelos próximos dez anos. E convidou os americanos a investirem no Brasil e visitarem o Rio.

¿ O Brasil está mudando o jogo da economia internacional. O Brasil hoje está aberto para investidores estrangeiros que queiram ganhar com oportunidades de negócios que são excepcionais ¿ comentou Eike.

O empresário também destacou o bom momento do Rio de Janeiro.

¿ Faço parte de uma geração de empresários que está investindo para tornar realidade o país que nós imaginávamos no futuro. Eu investi 90% do meu capital no Brasil e hoje estou feliz em pagar impostos para um governo que tem gasto muito bem o dinheiro renovando a cidade. O longo período em que o Rio deixou de investir em infraestrutura acabou, ficou para trás. E o Rio acaba de receber também o seu grau de investimento. Portanto, nós temos motivos para comemorar ¿ disse Eike.