Título: PT prepara festa para Dilma e Lula no dia em que PSDB lançará Serra
Autor: Damé, Luiza; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 02/04/2010, O País, p. 4

Antes disso, petista irá à convenção do PR e também à do PCdoB

BRASÍLIA. O PT prepara para o mesmo dia do lançamento oficial da pré-candidatura do tucano José Serra à Presidência um grande evento no Rio para marcar o início da pré-campanha da ex-ministra Dilma Rousseff.

Ao lado do presidente Lula, a pré-candidata do PT será estrela de festa no Rio. Antes disso, na próxima segunda, Dilma será a convidada principal da convenção nacional do PR, quando o partido oficializará apoio à candidatura petista.

Durante a semana, ela se dividirá entre o Distrito Federal e Minas Gerais. Ontem, primeiro dia fora do governo, Dilma aproveitou para descansar e se preparar para os compromissos da próxima semana.

¿ Vai ser a primeira aparição pública da candidata depois de deixar o governo. Como o PR é o primeiro partido a oficializar o apoio à sua candidatura, tudo está sendo preparado para que Dilma tenha total, absoluta e brilhante visibilidade.

Vamos deixar claro que o PR está 100% ao seu lado nessa luta eleitoral ¿ disse o deputado Luciano Castro (RR).

Na convenção do PR, o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento será empossado na presidência do partido. Nascimento deixou o governo anteontem para disputar o governo do Amazonas. Depois da convenção, a petista deverá embarcar para Minas Gerais.

Dilma tem agendado um almoço com prefeitos aliados, em Ouro Preto, e uma homenagem em São João Del Rey, na terça-feira. No dia seguinte, os compromissos incluem um almoço com empresários na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e um encontro com a juventude do PT.

Dentro da estratégia montada pelos aliados, para que Dilma continue em evidência na mídia mesmo fora do palanque do governo, ela participará, na quinta-feira, do Congresso Nacional do PCdoB, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Essa festa pretende ser o início de um elo maior da candidata com o setor cultural e artístico. Estarão presentes os cantores Martinho da Vila, Leci Brandão, Jorge Mautner e Netinho. O PCdoB também vai aproveitar o anúncio do apoio oficial para criar um evento que dê bastante visibilidade a Dilma, no mesmo local em que o PT fez o lançamento oficial da pré-candidatura a presidente.

¿ O PCdoB tem um vínculo histórico com os artistas.

Além de um ato de afirmação política, será também um ato de afirmação cultural ¿ explicou a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

O encerramento da primeira semana da pré-campanha petista deverá ser no Rio. O comando petista está organizando uma evento com a presença de Dilma e de Lula, fora da agenda do governo federal.

Agenda evitará cerimônias do governo Por enquanto, a decisão da cúpula petista é incentivar a participação da candidata em eventos dos partidos aliados e atos próprios da pré-campanha, evitando cerimônias do governo. A avaliação do PT é que, embora a lei não proíba a presença de candidatos em inaugurações antes do registro oficial na Justiça Eleitoral, é mais prudente evitar contestações futuras. Para o PT, é melhor para a candidatura de Dilma o apoio de Lula como militante petista do que a participação dela em atos oficiais.

Outro evento que promete chamar a atenção para Dilma, dentro das comemorações do Dia do Trabalhador, será a entrega das plataformas para o seu programa de governo, pela coordenação dos movimentos sociais, sindicatos e movimento estudantil, no dia 30 de abril.