Título: Marina diz que PAC-2 vai gerar inadimplência
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 02/04/2010, O País, p. 12

Em Caruaru, pré-candidata critica a não execução de obras prometidas pelo governo

CARUARU (PE). A pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva (AC), voltou ontem a criticar o Programa de Aceleração do Crescimento, que deverá ser o carro-chefe da campanha eleitoral da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Ela lembrou que muitas obras do PAC-1 ainda não foram finalizadas, o que provavelmente deverá prejudicar o andamento do PAC-2: ¿ O PAC-2 tem uma série de obras que já estavam no PAC-1.

E, com certeza, vai aumentar a inadimplência, à medida que o PAC-1 ainda não foi corretamente atendido. O PAC é um programa de gerenciamento de obras e há ausência da execução, de fato, da maior parte dos projetos que estão no PAC-1.

Marina esteve em Caruaru, a 130 quilômetros de Recife.

Evitou usar o nome de Dilma, mas deu várias alfinetadas na pré-candidata do PT, embora indiretas. Voltou a dizer que programas como o PAC precisam ter a preocupação não só com o desenvolvimento econômico, mas sobretudo com a sustentabilidade. Um repórter perguntou quais iniciativas do governo Lula ela manteria e quais reformularia: ¿ Essa história de não fazer, não dar continuidade... Tenho dito que as coisas positivas e corretas nós vamos manter.

E afirmou que manteria os programas sociais, que classificou como bem estruturados e que provocaram transferência de renda. Ele disse que os preservaria, transitando para uma inclusão produtiva. Quanto ao aspecto negativo do governo Lula, citou apenas um: ¿ Opor o meio ambiente e o desenvolvimento. A infraestrutura do país não pode ser feita sem que se pense na sustentabilidade.

Marina explicou que não classificou todas as obras do PAC de eleitoreiras, mas ratificou as críticas a algumas delas.

¿ Sei que a maior parte das obras do PAC são importantes.

Mas tem algumas, de cara, que digo que não são. A BR 319 é uma obra eleitoreira. Como saiu na imprensa, parece que eu disse que toda a obra é eleitoreira, mas disse em relação à BR 319 ¿ disse, acrescentando que o PAC é colagem de obras, ¿dissociada de visão estratégica¿.

Depois de três dias em Pernambuco, com agenda dividida em 20 eventos, Marina ontem também esteve em Caruaru, onde foi recebida no pátio da feira mais famosa do Nordeste por um grupo folclórico de bacamarteiros.

Também foi montado um palco, onde uma bandinha recebeu a senadora com forró.

Com a mistura confusa e barulhenta de sons, assessores da pré-candidata tiveram de pedir que o grupo de forró parasse de tocar, para que Marina pudesse ouvir apenas o som de pífanos.

Simpática, ela conversou com os músicos e ainda recebeu uma peça de artesanato em barro, confeccionada pelo artesão Antônio da Silva, de 58 anos. Na véspera, Marina assistiu ao espetáculo ¿Drama da Paixão¿.