Título: Peso extra no bolso dos brasileiros
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 03/04/2010, Economia, p. 17

Navegar na internet via celular aumenta em 20% conta de telefone

O acesso à internet pelo celular já elevou em 20% o gasto da conta mensal de telefone dos brasileiros. A conexão móvel está tão em alta entre os consumidores que 70% deles pretendem ainda comprar modelos mais caros nos próximos meses. Devem gastar em média R$ 492, valor 10% maior que no ano anterior. Os dados fazem parte do estudo Global Telecoms Insights 2010, realizado pela consultoria TNS, e obtido com exclusividade pelo GLOBO. Hoje, cerca de 35 milhões de pessoas no país já usam o celular para navegar na rede.

De acordo com a sondagem da TNS realizada no Brasil, clientes que gastavam R$ 100 por mês com telefone móvel, usando a internet no celular, passaram a ter despesa de R$ 120. No caso de usuários que tinham uma conta de R$ 300, aumento verificado foi o mesmo, elevando a conta para R$ 360. As principais operadoras cobram a partir de R$ 20 mensais para o acesso a dados. Para baixar músicas e jogos, é preciso pagar mais.

Segundo especialistas, com a maior oferta de aparelhos e o investimento das operadoras em terceira geração (3G), o brasileiro aderiu de vez à experiência de se conectar à internet pelo celular. Mais de um milhão de usuários têm o Windows Phone, sistema da Microsoft ¿ patamar que coloca o Brasil entre os dez principais países para a empresa.

Em 2010, diz a multinacional, o número de pessoas no mundo que irá acessar a rede pelo telefone móvel vai ultrapassar o de computador. E as redes sociais ¿ como Twitter, Facebook e Orkut ¿ são as principais responsáveis por essa mudança.

Total de usuários em redes sociais dobra

Levantamento da TNS revela que, no Brasil, entre os usuários de internet móvel, aumentou de 5,7%, em 2009, para 12%, hoje, o número de pessoas que utilizam as redes sociais pelo celular. Na América Latina, um pouco mais avançada, a alta passou de 12% para 20%. De acordo com a TNS, a rede social apresentou praticamente o mesmo avanço das buscas on-line pelo telefone.

¿ Muitas vezes, a informação mais relevante está ligada à sua lista amiga. Por isso, a força das redes sociais. No celular, é possível realizar as tarefas imediatamente. E, para isso, os consumidores gastam cada vez mais em planos ilimitados de dados. A tendência é que o acesso às mídias sociais na América Latina ocorra por meio da internet móvel ¿ diz Sam Curtis, gerente de Desenvolvimento de Tecnologia Global da TNS e responsável pelo estudo.

Com três celulares e três contas de e-mail, a promoter Gis de Oliveira endossa os dados da pesquisa. Ela usa as redes sociais, como Facebook e Twitter, basicamente pelo celular.

¿ Nem é necessário ligar para as pessoas. Com o celular, você faz tudo e fica sabendo o que é mais importante.

Eu uso cada vez mais esses recursos.

Até demorei a usar, mas depois vi que era fácil. Agora, vou sincronizar todos os meus e-mails e contatos ¿ divertese Gis, que ainda não abandonou completamente o computador.

A tecnologia nos celulares vem ganhando tanta força que hoje já é motivo suficiente para 23% das pessoas pensarem em trocar seus aparelhos.

É o mesmo percentual de quem precisa comprar porque o telefone antigo parou de funcionar.

¿ Em 2011, a tecnologia será sem dúvida o principal motivo para trocar de aparelho ¿ diz Alexandre Momma, diretor de Tecnologia da TNS.

De olho nessa tendência, fabricantes apostam em modelos com aplicativos e serviços voltados para as redes sociais. É o caso da Motorola.

Andreia Vasconcelos, gerente de Marketing da empresa, afirma que a companhia vem obtendo bons resultados com modelos que já trazem embarcados sites como o do Orkut.

¿ Todo os nossos lançamentos para este ano serão smartphones e terão acesso às redes sociais de forma simples. Além disso, criamos um serviço chamado Motoblur, que sincroniza todos os contatos. Com isso, não é necessário abrir e fechar aplicativos, browser ou vários menus para acessar as redes sociais ¿ ressalta Andreia.

Assim, o consumidor se mostra mais disposto a gastar mais. Dados da TNS apontam que sete em cada dez brasileiros querem trocar de modelo.

Diferentemente do ano passado, quando os modelos com o teclado Qwerty lideravam a intenção de compra, este ano são modelos mais caros, com tela sensível ao toque (touchscreen).

Iure Gomes, gerente de Produtos e Serviços da Nokia, lembra que os principais lançamentos da companhia incluem a tela especial: ¿ Na nossa loja de aplicativos, o consumidor tem acesso a uma série de opções, como o do Twitter e do Facebook. Em parceria com a Índia, estamos desenvolvendo o do Orkut.

A questão é prover serviço para o consumidor.

Segundo Flávia da Justa, diretora de Comunicação da Oi, as redes sociais, por exemplo, vão alavancar cada vez mais o uso de dados no celular. Por isso, continua, é importante informar: ¿ Muitos clientes não sabem quanto custa, não sabem como funciona.

Por isso, estamos criando uma site só para esclarecer os usuários e derrubar essas barreiras ¿ afirma Flávia.

Mas isso é só o início, pois empresas de internet estão investindo pesado em sistemas operacionais ¿ essencial para que o usuário tenha uma experiência cada vez mais simples na hora de navegar pelo telefone.

A Google acabou de lançar o Nexus, e a Microsoft lança no fim deste ano o seu Windows Phone 7 mundo afora.

¿ A internet no celular só aumenta com força porque os serviços para o usuário têm melhorado. Com o Phone 7, haverá uma nova experiência, integrando a loja virtual de música, o Zune, e o Xbox, no qual será possível jogar com o celular.

Hoje, o Windows Phone, como o 6.5, já permite uma integração de contatos de e-mail e rede social ¿ diz Celso Winik, gerente da Divisão de Mobilidade da Microsoft Brasil.