Título: Serra ainda enfrenta problemas no Rio e em SC
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 04/04/2010, O País, p. 10
Diante do impasse entre Gabeira e Cesar Maia, DEM cobra do pré-candidato demonstração de solidariedade
BRASÍLIA. Nem tudo será festa para os tucanos esta semana.
Enquanto o comando do PSDB organiza a cerimônia de lançamento da candidatura de José Serra à Presidência, marcada para o próximo dia 10, a expectativa é que o pré-candidato entre em campo para evitar o desmoronamento de dois palanques estratégicos, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.
Diante da resistência do deputado Fernando Gabeira (PV), candidato ao governo do Rio, a compor sua chapa com o exprefeito Cesar Maia (DEM), que disputará uma vaga no Senado, a direção do DEM cobra solidariedade do PSDB.
¿ O que esperamos do PSDB é a confirmação de que sua aliança prioritária é com DEM e PPS. Se isso não acontecer, vai acabar tirando a vontade de alguns aliados de fazerem campanha para o Serra ¿ disse o presidente do DEM e filho de Cesar Maia, deputado Rodrigo Maia (RJ).
Como Serra foi o principal articulador da candidatura de Gabeira no Rio, a cúpula tucana aposta que só sua ação como bombeiro poderá ajudar a resolver o impasse. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), procurou tranquilizar os democratas, reiterando que o DEM é aliado preferencial dos tucanos, assim como o PPS.
A oposição também corre o risco de rachar em Santa Catarina, especialmente depois que a ala governista do PMDB derrotou o ex-governador Luiz Henrique, aliado de Serra, e anunciou que terá candidato próprio à sucessão estadual. O DEM agora precisa, mais do que nunca, do apoio do PSDB para a candidatura do senador Raimundo Colombo ao governo.
O problema é que tucano Leonel Pavan, que foi vice de Luiz Henrique, ameaça entrar na disputa, complicando ainda mais a situação no estado.