Título: Perda de royalties não é ameaça
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 04/04/2010, Economia, p. 29

S&P afirma que não vê riscos com menos receita O Rio de Janeiro é o único estado brasileiro que conseguiu grau de investimento, concedido na última terça-feira. Mesmo com a ameaça de perder R$ 7 bilhões de receita com os royalties do petróleo, depois da aprovação da emenda Ibsen, a classificação do Rio não mudaria. Milena Zaniboni, líder da equipe de analistas de rating de empresas e governos da Standard & Poor¿s, diz que não acredita que o Estado do Rio vai perder essa receita: ¿ É um direito garantido.

Milena afirma que os royalties representam de 12% a 15% da receita operacional do estado e, mesmo com essa discussão em curso, a agência decidiu conceder o grau de investimento para o estado.

¿ Não será a perda de receita que fará o Rio perder a classificação. Pode haver alguma limitação para custeio, e o estado ser obrigado a reduzir investimento. Mas não é o nosso cenário, não vemos esse rating caindo.

Se a receita diminuir, o estado encontrará uma maneira de manter o rating.

Outra agência de classificação de risco, a Moody¿s, acompanha as cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro e os estados de Minas Gerais e São Paulo. Esses locais ainda não alcançaram, pela Moody¿s, grau de investimento.

A Standard & Poor¿s só classifica o Estado do Rio. (Cássia Almeida)