Título: Pré-candidata vai a reduto de Aécio
Autor: Vasconcelos, Adriana; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 06/04/2010, O País, p. 4

Em Minas, Dilma irá colocar flores no túmulo de Tancredo

]BELO HORIZONTE. A pré-candidata petista, Dilma Rousseff, dá início hoje à sua peregrinação em busca de votos em Minas, com uma ida a Ouro Preto, onde visita o Memorial aos Inconfidentes para depositar flores. Em seguida, Dilma almoçará com o prefeito da cidade, Ângelo Oswaldo (PMDB), seu velho amigo, e outros prefeitos de partidos aliados de municípios próximos. Ainda em Ouro Preto, segundo o diretório estadual do PT, ela irá à Igreja de Nossa Senhora do Pilar, uma construção do século XVIII.

Em seguida, sempre acompanhada do ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias e do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que disputam a indicação do PT para concorrer ao governo de Minas, Dilma seguirá de helicóptero para São João Del Rei, cidade natal do ex-governador Aécio Neves (PSDB). E o primeiro compromisso de Dilma na cidade será visitar o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves, avô de Aécio. Apesar de emblemático, o ato não foi visto como provocação por parte dos tucanos mineiros.

- Acho que a ex-ministra tem todo o direito de visitar os estados, fazer a sua pré-campanha e receber os convites do seu partido para visitar. Não acho que seja provocação e vejo isso com muita naturalidade - afirmou o atual governador do estado, Antônio Anastasia.