Título: Oposição chama Dilma de auxiliar burocrática
Autor: Camarotti, Gerson; Osvald, Vivian
Fonte: O Globo, 11/04/2010, O País, p. 10

Presidentes de DEM e PPS se encarregam de criticar o governo

BRASÍLIA. Os dirigentes dos partidos que apoiam Serra também marcaram as diferenças com o PT. Concentraram suas críticas na defesa dos princípios e instituições democráticas, na ética e na defesa dos direitos humanos.

O atual governo não aceita críticas, não tolera adversários e opositores; não gosta da imprensa livre. Quantas vezes tentaram, e depois tiveram que recuar, na tentativa de controlar e manipular a liberdade de expressão? disse Rodrigo Maia, presidente do DEM.

Também permeou o ataque dos aliados o contraponto entre as biografias de Serra, apresentado como administrador experiente e político testado nas urnas, e de Dilma, que o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, chamou de auxiliar burocrática a vida toda.

O Brasil quer seguir alguém que jamais foi líder, sempre foi auxiliar burocrática? Ou prefere alguém que tem provado sua capacidade de líder equilibrado desde a juventude? perguntou Guerra, dizendo que Serra não é um improviso.

O presidente do PPS, Roberto Freire, atacou a proposta de Estado forte do atual governo: A pregação de um Estado forte, da forma como vem se articulando, está longe das concepções de esquerda e mais se assemelha a idolatria estatística do fascismo