Título: Não cuspimos no prato que brasileiros usam
Autor: Camarotti, Gerson; Osvald, Vivian
Fonte: O Globo, 11/04/2010, O País, p. 10

FH diz ter certeza de que Serra reconhecerá o que já foi feito e destaca avanços de sua gestão, com críticas indiretas a Lula

BRASÍLIA. Coube aos aliados do ex-governador José Serra, inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, fazer as críticas mais fortes ao presidente Lula, à pré-candidata petista, Dilma Rousseff, e ao PT no evento de ontem da oposição. Fernando Henrique comparou perfis e administrações. Aplaudido pela militância, o discurso do expresidente e as homenagens que lhe foram prestadas serviram como resposta ao discurso dos governistas de que a oposição quer esconder Fernando Henrique na campanha.

O ex-presidente explicitou as diferenças entre tucanos e petistas e ressaltou que conquistas atuais foram realizadas em seu governo: Tenho certeza que Serra saberá reconhecer o que já foi feito. Inclusive o que foi feito no governo atual. Nós não somos daqueles que cospem no prato que os brasileiros estão usando.

Não! Vamos consolidar. Vamos dar mais. Muito do que se faz hoje foi implantado em meu governo, e em governos anteriores.

A História é um processo.

Fernando Henrique atacou a arrogância, sem citar o presidente Lula: O Brasil cansou de uma certa arrogância, de quem despreza todo mundo, de desrespeito à lei e de uma autoconfiança ilimitada. O Brasil quer lei, quer respeito. Quer ver o malandro que roubou na cadeia.

O Brasil cansou de ver os responsáveis passando a mão na cabeça de todo mundo como se fosse generosidade.

Fernando Henrique explicitou a diferença de modelos: Vamos querer um Brasil que, ao olhar para o passado, o difama? Vamos querer um Brasil que no presente transforma tudo em marketing? Ou vamos querer um Brasil que construa o futuro? Serra é o construtor do futuro.

Ele ainda fez brincadeiras, afirmando que Serra sempre teve esse olho esbugalhado e que esse negócio de ele ser bravo é coisa para inglês ver