Título: Lula rouba a cena
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 11/04/2010, O País, p. 12

Encontro de metalúrgicos se transforma em evento de campanha do PT

SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejou uma estratégica aparição no final do evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para não ofuscar a ex-ministra Dilma Rousseff, précandidata do PT à Presidência, mas acabou roubando a cena. Um início de vaia alarmou o auditório enquanto Dilma discursava. Não passou de alarme falso. Eram os fãs de Lula, corintiano, protestando pelo autógrafo do presidente dado numa camisa do Palmeiras, na entrada do auditório. A fila de pedidos, cartas e autógrafos para Lula persistiu durante todo o discurso da pré-candidata petista.

A única formalidade do evento ficou por conta de Dilma, que não acompanhou o tom familiar e brincalhão dos sindicalistas, entre eles o próprio presidente.

Lula, por exemplo, comparou a pré-candidata a uma mãe que não deixa um filho roubar a cueca limpa do irmão. Ela foi mais sóbria. Falou da mãe que protege o filho mais fraco.

Além dos temas da mãe e mulher, a modelo Ana Hickmann foi lembrada duas vezes.

Ela apresentou o lançamento da candidatura de José Serra, mas esteve presente em São Bernardo. Na primeira vez, foi citada por Paulinho da Força: Nosso evento está lindo. A única diferença é que não temos a Ana Hickmann.

O nosso (apresentador) é feio para caramba! disse o sindicalista. Já o senador Aloizio Mercadante foi mais discreto, dizendo apenas que não contavam com a mais bela apresentadora e sim a mais bela luta pelo direito dos trabalhadores.

Do mote do evento, que seria um debate sobre propostas para melhorar a qualidade de emprego, pouco sobrou. a Força Sindical não pressionou pela campanha das 40 horas semanais, apesar de sindicalistas usarem camisetas com a reivindicação.

Mas Paulinho aproveitou para cobrar do governo que resolva o impasse sobre o reajuste dos aposentados.

Aumentar a aposentadoria não é custo. É investimento. O aposentado gasta tudo, compra até Viagra. Ajuda a aquecer a economia brincou Paulinho, que em seguida conversou no canto do palco com o líder do governo, Cândido Vaccarezz