Título: Tragédia aérea comove a Polônia
Autor:
Fonte: O Globo, 11/04/2010, O Mundo, p. 34

Presidente e cúpula do Estado morrem em queda de avião na Rússia

VARSÓVIA e SMOLENSK, Rússia

Na maior tragédia da História recente de Polônia, o avião que levava o presidente Lech Kaczynski e parte significativa da cúpula do Estado polonês caiu ontem nas cercanias do aeroporto da cidade russa de Smolensk, matando todas as 97 pessoas a bordo. A aeronave se preparava para pousar em meio a um denso nevoeiro e estava a apenas dois quilômetros da cabeceira da pista quando bateu nas árvores.

Junto com Kaczynski viajavam sua mulher, Maria, e uma comitiva oficial de mais 86 pessoas entre elas dezenas de autoridades que iam participar de uma cerimônia em memória dos 70 anos do massacre de Katyn.

A bordo estavam vários membros da cúpula civil e militar da Polônia, como os comandantes do Exército e da Marinha, o presidente do Banco Central, o Ouvidor-Geral, dois vice-presidentes do Parlamento, 14 deputados e senadores, o chefe do Comitê Olímpico Polonês e quatro vice-ministros.

É o mais trágico acontecimento na História da Polônia desde a guerra lamentou o primeiro-ministro Donald Tusk, que chorou ao ser informado da queda do avião pelo chanceler Radoslaw Sikorski

Milhares de pessoas vão para as ruas

O acidente ocorreu por volta das 11h (hora local), quando o Tupolev Tu-154 da Presidência polonesa ignorou os avisos do controle de voo de Smolensk para desviar-se para Moscou ou Minsk, por causa da névoa forte. Segundo Andrei Yevseyenkov, porta-voz do governo de Smolensk, um erro do piloto pode ter causado a tragédia. O avião teria atingido copas de árvores na descida. Uma das caixas pretas foi encontrada.

O piloto foi advertido, mas ainda assim, decidiu pousar. Ninguém deveria aterrissar em meio a um nevoeiro daqueles disse um funcionário aeronáutico russo que ouviu as conversas com o piloto da aeronave.

Após a tragédia, a população, atônita, tomou conta das ruas e lotou igrejas nas cidades polonesas. Em Varsóvia, milhares de pessoas se reuniram em frente ao palácio presidencial para deixar flores e velas e prestar homenagem aos mortos.

Segundo o porta-voz do governo, Pawel Gras, a eleição presidencial, prevista anteriormente para o fim do ano, será antecipada. De acordo com a Constituição, as eleições precisam ser anunciadas em duas semanas e realizadas até dois meses após a convocação.

Quem assume interinamente a Presidência é o líder do Parlamento, Bronislaw Komorowski.

O presidente e sua comitiva iam a Smolensk homenagear os 22 mil oficiais do Exército polonês assassinados pelo regime soviético de Josef Stalin na Segunda Guerra Mundial, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Katyn. Algumas das pessoas que morreram no acidente eram parentes das vítimas do massacre, ocorrido nos arredores de Smolensk.

É um lugar desgraçado comentou o ex-presidente Aleksander Kwasniewski. Me dá um frio na espinha. Esta é uma ferida que vai ser difícil de cicatrizar.

O premier russo, Vladimir Putin, viajou ao local do acidente assim que foi informado. Líderes de vários países expressaram sua perplexidade diante da tragédia. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse num comunicado que Kaczynski era um líder dedicado a promover a liberdade e a dignidade humana.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias e enviou uma nota de solidariedade ao povo polonês.

Soube, lamentei, e agora vou ser menos exigente com o brigadeiro que cuida do avião presidencial. Fico brigando com o Joseli o tempo inteiro para que faça coisas que não pode fazer.