Título: Em Juazeiro, denúncias contra prefeito que receberá presidenciável petista
Autor: Vasconcelos, Adriana; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 10/04/2010, O País, p. 13

Manoel Santana é investigado por superfaturamento de obras em escolas

FORTALEZA. O clima é de crise em Juazeiro do Norte, a 535 quilômetros de Fortaleza, onde Dilma Rousseff desembarca segundafeira, iniciando uma visita de dois dias ao Ceará. O prefeito da cidade, Manoel Santana (PT), está no centro de uma crise política desde que passou a ser investigado por uma comissão especial instalada na Câmara Municipal, em 23 de março, por suposto superfaturamento em obras de reforma de 18 escolas.

A investigação pode resultar no afastamento do prefeito.

A denúncia, feita por um vereador da oposição, é de que um total de R$ 3 milhões foram desviados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). No fim de março, técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios estiveram na cidade investigando as denúncias.

O relatório da inspeção fica pronto na próxima semana.

Embora o PT não tenha representante na Câmara, o prefeito obteve uma vitória quinta-feira, quando foi aprovado um pedido de arquivamento da comissão, com o voto favorável de oito dos 14 vereadores. Mas o assunto foi parar na Justiça: um morador entrou com recurso pelo desarquivamento da investigação.

Santana foi denunciado ainda por nepotismo cruzado Santana também foi denunciado ao Ministério Público Federal este ano pela suposta prática de nepotismo cruzado. Um filho dele, Gabriel Paiva Santana, é assistente na prefeitura de Barbalha, também administrada pelo PT. E a prefeitura de Juazeiro do Norte contratou o cirurgião dentista Hilton Leite Júnior, sobrinho do prefeito de Barbalha, José Leite.

O prefeito vai ciceronear a pré-candidata durante sua passagem por Juazeiro do Norte.

Ela vai participar de plenária com prefeitos e vice-prefeitos do partido. Depois de visitar o Horto do Padre Cícero, participará de uma conferência sobre PAC e o Desenvolvimento do Cariri, região do Sul do Ceará.

No Cariri existem três importantes obras do PAC. Nenhuma está concluída. Duas são regionais: a transposição das águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina.

Até ontem, nem Dilma nem o PT haviam convidado o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) para acompanhá-la na visita ao estado ao lado de aliados e até do governador Cid Gomes, irmão de Ciro. O gesto é mais um sinal de que a insistência dele de manter a pré-candidatura à Presidência não é bem-vinda.

Claro que não (é inconveniente a presença). Ciro é nosso aliado e será nosso aliado disse o vice-presidente estadual do PT, deputado José Nobre, afirmando ter enviado um convite ao deputado na condição de vicepresidente estadual do PT.