Título: Gripe suína: 50 mortes só este ano
Autor:
Fonte: O Globo, 10/04/2010, O País, p. 14
Número de óbitos pelo H1N1 pode ser maior, pois há casos não contabilizados
BRASÍLIA. A gripe suína (H1N1) já provocou pelo menos 50 mortes este ano em 11 estados do país, segundo o Ministério da Saúde. O estado com mais mortes é o Pará, com metade dos óbitos. Em seguida, vêm Paraná, com oito mortes, e Amazonas, com seis casos fatais. O número de mortes pelo H1N1, porém, pode ser maior, pois algumas secretarias estaduais de Saúde já confirmaram óbitos pela doença que ainda não aparecem nos números do ministério.
Ontem, por exemplo, Alagoas confirmou a morte de uma mulher grávida, mas a vítima ainda não está nas estatísticas. Em 2009, houve 46.100 casos graves da doença e 2.051 mortes no país. Ontem, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que cerca de 13,5 milhões de brasileiros já foram vacinados contra a Influenza A. O objetivo é vacinar até 91 milhões de pessoas.
A Secretaria estadual de Saúde do Pará mostra que, até agora, foram notificados 430 casos de síndrome respiratória aguda grave com hospitalização. Cento e setenta e três foram confirmados como H1N1; 190, descartados; e 67 aguardam resultado. O inverno amazônico, com chuvas de dezembro a abril na Região Norte, é responsável pelo grande número de mortes por gripe suína, dizem especialistas.
As pessoas se aglomeram mais com a chuva, e isso favorece a transmissão de doenças respiratórias disse Ana Helfe, secretária de Saúde do Pará.
Também registraram mortes este ano Amapá (2), Maranhão (2), Minas (2) e Goiás, Piauí , Ceará, Paraíba e São Paulo (todos com uma morte cada).