Título: Pesquisa mostra Serra com 9 pontos à frente de Dilma
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/03/2010, O País, p. 12
Segundo Datafolha, tucano tem 36% e petista, 27%
BRASÍLIA. O tucano José Serra abriu nove pontos de vantagem sobre apetista Dilma Rousseff, na disputa pela sucessão do presidente LuizInácio Lula da Silva. Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem, se aeleição fosse agora, Serra teria 36% dos votos, contra 27% de Dilma, nocenário com Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV). Serra subiu quatropontos em relação à pesquisa anterior, realizada há um mês, e Dilmaoscilou um ponto para baixo. A margem de erro é de dois pontospercentuais parar mais ou para menos.
A pesquisa foi realizadanos dias 25 e 26 de março, com 4.158 eleitores. Ciro teria 11%, eMarina, 8%. Votos em branco e nulos ou não sabe somariam 18%. Arecuperação de Serra se deu principalmente na Região Sul, no eleitoradomais pobre e entre as mulheres.
A candidatura de Dilma, que napesquisa de fevereiro registrara crescimento nas cinco regiões do país,neste levantamento perde para Serra nos principais critérios. O tucanolidera em todas as regiões, nas cinco faixas salariais pesquisadas, porescolaridade e por sexo. Num eventual segundo turno, o tucano venceriacom 48% . A petista teria 39%.
Tanto o presidente nacional doPSDB, senador Sérgio Guerra (PE), como o do PT, José Eduardo Dutra,consideraram bom o resultado do levantamento.
O líder tucano disse que a pesquisa Datafolha confirma pesquisas feitas pelo PSDB.
Otucano destacou o crescimento de Serra no Sul e no Sudeste, além dofato de Dilma ter estacionado no Nordeste. E afirmou que a candidaturade Serra nem foi lançada oficialmente, o que ocorrerá em 10 de abril.Para Guerra, a tendência é de crescimento maior da candidatura deSerra, assim que o debate eleitoral passe a ser entre ele e Dilma, sema presença de Lula.
A notícia é boa, mas a melhor de todas éque a alegria do PT está furada. O viés de crescimento (da candidaturaDilma) não se confirmou. E nós ainda nem lançamos a candidatura doSerra. A lógica é que ele cresça mais e consolide mais sua posição comemorou Guerra.
Já Dutra ressaltou a liderança de Dilma napesquisa espontânea quando não é apresentada a lista de candidatosaos eleitores. Segundo o Datafolha, Dilma teria 12%, seguida de Lula eSerra, com 8% cada. O candidato de Lula teria 3%. Ciro, Marina e ogovernador de Minas Gerais, Aécio Neves, foram lembrados por 1% dosentrevistados.
O petista disse que o resultado da pesquisa estádentro do previsível e que, a seis meses do pleito, o levantamentoserve mais para mostrar se o rumo da candidatura está certo.
Dutraafirmou que mantém a previsão de que Dilma e Serra chegarão empatadosna eleição de outubro: Nosso trabalho está no rumo certo. Temos umacandidata competitiva, mas esta será uma eleição disputada. Quem acharque a eleição será fácil para um lado ou para o outro vai dar com osburros nágua.
No cenário sem Ciro, os três principaiscandidatos sobem: a vantagem do tucano para a petista passaria para dezpontos percentuais. Serra teria 40%, Dilma, 30% e Marina, 10%.