Título: Em 5 páginas, palavra 'Brasil' 40 vezes
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 12/04/2010, O País, p. 3

As 3.663 palavras do discurso do ex-governador José Serra deixaram claro: da temática direcionada a São Paulo, adotada nos últimos meses, o pré-candidato do PSDB à Presidência pulou radicalmente para o discurso nacional. A palavra "Brasil", usada 40 vezes, foi a preferida em sua fala, na festa tucana, em Brasília, no último sábado. O termo "país" foi usado 17 vezes. A São Paulo, apenas uma referência. Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador continuou econômico nas citações ao aliado: uma vez no discurso escrito e mais duas de improviso.

Fora do rol de palavras usadas no último mês, antes da desincompatibilização, o termo povo entrou na fala de Serra 13 vezes. Oposição, duas. E ética, uma. O termo "presidente" foi usado três vezes - nenhuma para se referir a Lula.

O discurso de lançamento da pré-campanha de Serra guarda duas coincidências com o de Dilma, em 31 de março, quando ela foi lançada pelo PT: ambos repetiram a palavra "país" 17 vezes. O termo "desenvolvimento" foi dito pelos dois sete vezes. No total, a ex-ministra citou Lula 34 vezes. "Povo" foi usado mais por Dilma do que por Serra: 19 vezes, entre 3.068 palavras.

Anteontem, em São Bernardo do Campo, a ex-ministra falou 647 palavras. Citou o termo "povo" oito vezes. Ao lado do presidente Lula, ela o citou duas vezes (média incomum, para quem, em março, falou no padrinho político 96 vezes). Brasil e país foram citados quatro vezes. E Dilma repetiu o estilo de Lula: no sábado, falou em si mesma em primeira pessoa, uma vez.