Título: Marina: esta será uma eleição de carrancudos
Autor: Litaiff, Paula
Fonte: O Globo, 13/04/2010, O País, p. 4

Verde elogia "caminho das propostas" de Dilma em educação e de Serra em sustentabilidade SÃO PAULO. Pré-candidata do PV à Presidência, a senadora Marina Silva (PV-AC) criticou ontem as alfinetadas trocadas entre petistas e tucanos, e defendeu que as eleições de 2010 sejam um debate e não uma guerra. A senadora brincou que esta é uma eleição de carrancudos e se incluiu no grupo.

Ainda bem que o presidente Lula não é mais candidato, né? Aí dá alguma chance para nós, os carrancudos disse Marina, ao ser perguntada sobre quem tinha mais ou menos carisma na campanha.

Para a senadora, as eleições deste ano deixaram de ser plebiscitárias, mas é preciso evitar o clima de guerra: Tenho lutado muito para três coisas: para que as eleições não sejam plebiscitárias, e elas não serão. O povo brasileiro não vai deixar.

Segundo, para que essas eleições não sejam feitas como se fosse um embate, uma guerra, mas que sejam um debate. De preferência, um diálogo, principalmente um diálogo com a sociedade brasileira.

Marina apelou para a crise mundial ao tentar apaziguar os ânimos da campanha: Estamos vivendo um momento de crise muito grave, social, ambiental, no mundo inteiro. E o que se espera das lideranças é uma nova atitude. Aquilo que a gente diz que, no governo, vai fazer de bom é bom que a gente comece fazendo agora, mostrando na própria atitude política, nas relações uns com os outros.

Depois das críticas ao tom dos pré-candidatos, Marina elogiou os adversários: No programa do Serra, ele falou em desenvolvimento sustentável, isso é muito bom. A Dilma falou que a educação é fundamental, lá em Minas Gerais; e é uma coisa que eu tenho falado. Então estamos seguindo o caminho das propostas. Vamos todos nos revelar até o fim da eleição.

Estão ouvindo o sinalizador mais importante de nosso país, a sociedade disse ela, em visita a São Paulo.