Título: Lula estabelece cooperação com Itália
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 13/04/2010, O País, p. 13

Acordo contra pobreza e aquecimento global WASHINGTON. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, assinaram ontem um acordo de cooperação em temas econômicos, ambientais e militares após um encontro bilateral em Washington. O plano estabelece um diálogo de alto nível entre Brasil e Itália em assuntos como o combate à pobreza, a mudança climática, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa também cria um marco de cooperação no desarmamento e na não proliferação de armas nucleares, que é o assunto da cúpula convocada pelos Estados Unidos que trouxe Lula e Berlusconi a Washington. Os dois governantes, que se reuniram na residência do embaixador do Brasil em Washington, participaram ontem à noite do jantar que deu início à cúpula de segurança nuclear junto com representantes de outros 45 países.

A cúpula, dedicada ao controle do material atômico, chega ao fim na terça-feira.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem, nos EUA, após a reunião de Lula com Berlusconi, que o governo da Itália confia nas escolhas do Brasil, referindo-se ao caso de Cesare Battisti, que aguarda uma decisão de Lula sobre sua extradição para a Itália.

No fim de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela extradição de Battisti, como quer o governo italiano. Contudo, os ministros do STF concluíram que a palavra final caberia a Lula, que ainda não anunciou sua decisão.

Ainda ontem, Lula se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, e com o premier turco, Recep Erdogan.

G-1, com agências