Título: Vítima de Chávez critica governo Lula
Autor: Marchezan, Isabel
Fonte: O Globo, 13/04/2010, O País, p. 13

Presidente de TV proibida de ir ao ar na Venezuela, Granier se queixa de falta de solidariedade

PORTO ALEGRE. O presidente do conselho de administração da RCTV canal venezuelano proibido de ir ao ar pelo presidente Hugo Chávez , Marcel Granier, disse ontem que governos de países latinoamericanos, incluindo o Brasil, estão faltando com solidariedade ao povo do seu país.

Ele foi homenageado no XXIII Fórum da Liberdade ontem, em Porto Alegre.

A cumplicidade de Lula e Chávez é prejudicial à situação da Venezuela. Duvido que o Brasil apoie a violação de direitos humanos, mas não expressa nenhuma solidariedade disse Granier.

Chávez também tirou 32 rádios do ar O venezuelano sustentou ainda que muitos empresários de seu país, para manter seus negócios com o governo ou atrair verba publicitária, ficam indiferentes a ações como a suspensão de novas concessões para canais de TV por seis meses, que impede que a RCTV volte ao ar. Segundo Granier, 32 rádios também já foram tiradas do ar pelo governo de Chávez.

O pior inimigo da liberdade somos nós mesmos, porque temos medo. Em vez de lutar nos refugiamos na segurança discursou, ao receber o Prêmio Liberdade de Imprensa, durante a abertura do Fórum.

As pessoas não querem muitas mudanças. Elas querem manter seus privilégios e posições. O espírito empreendedor é abortado por este medo completou.

Crítica à alta carga de impostos Também premiado ontem, o presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, elegeu outra entidade como inimigo da liberdade.

Comparou a população a servos, obrigados a entregar 40% dos frutos de seu trabalho ao governo e seus amigos.

Beltrão afirmou que o governo não segue as mesmas regras de ética e moral que o povo se obriga a cumprir.

O governo toma seu dinheiro sob a forma de impostos e pronto: está autorizado a roubar criticou, sob aplausos da plateia, composta principalmente por empresários e estudantes, entre os 5 mil inscritos.

* Especial para O GLOBO