Título: Famílias serão reassentadas em área do Estácio
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 13/04/2010, Rio, p. 15
Terreno do antigo presídio da Frei Caneca terá conjunto habitacional com 2,5 mil unidades
O conjunto habitacional com 2,5 mil unidades a ser construído no terreno do antigo presídio da Frei Caneca, no Estácio, será totalmente destinado às famílias que serão retiradas das áreas com risco de deslizamentos.
Inicialmente, o conjunto iria abrigar moradores do Morro de São Carlos, que fica ao lado, mas ontem o governo do estado transferiu a área para a prefeitura, que assumirá o cadastramento e a entrega dos imóveis apenas para as pessoas que terão suas casas demolidas por causa dos riscos de deslizamentos.
Por enquanto, a prefeitura já sabe que 1,5 mil famílias dos morros dos Prazeres (Santa Teresa) e Fogueteiro (Rio Comprido) que estão entre as nove comunidades com imóveis que serão demolidos vão ser transferidas para o futuro conjunto habitacional. Outras 800 famílias de comunidades da região central da cidade, que estão sendo mapeadas pela GeoRio, também irão para o Frei Caneca. Até que o conjunto habitacional fique pronto a estimava é que as obras comecem em 90 dias a prefeitura vai pagar um aluguel de R$ 400 para cada família.
Todas as 2,5 mil famílias do Frei Caneca não vão precisar pagar pelos imóveis que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e são financiados pela Caixa Econômica. A prefeitura decidiu assumir as prestações das unidades para todos os moradores. O investimento é de cerca de R$ 12 milhões.
A lógica desse reassentamento é diferente daqueles já feitos no Rio. Que as pessoas sejam reassentadas com dignidade nos locais mais próximos possíveis. No caso do Fogueteiro e Prazeres, as pessoas vão continuar estudando na mesma escola, frequentando o mesmo posto de saúde explicou o prefeito Eduardo Paes.
Governo do estado vai comprar áreas do Exército O prefeito afirmou também que não haverá falta de imóveis para as famílias das outras comunidades, onde mais imóveis serão demolidos. Segundo Paes, outras alternativas estão sendo buscadas, como a transformação de 4 mil imóveis do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica em unidades do Programa Minha Casa Minha Vida, que deve erguer cerca de 20 mil imóveis no Rio.
Paes e o governador Sérgio Cabral estiveram ontem no terreno do antigo presídio, onde as máquinas continuam os trabalhos de limpeza da área. Cabral afirmou que, além do terreno da Frei Caneca, o estado está mapeando áreas onde serão erguidas unidades habitacionais para reassentamentos. Em São Gonçalo e Niterói, o governo deve comprar dois terrenos que hoje pertencem ao Exército.
Além disso, o governo já localizou terrenos em Urucrânia para 500 unidades habitacionais; em Barros Filhos para 1.260, e um terceiro na Cidade de Deus, onde seria possível erguer mais 600 unidades.
Acabei de falar como general Enzo, comandante do Exército, que nós vamos pegar duas áreas em Niterói e São Gonçalo. O Exército vai me dizer quanto esses dois terrenos vão custar e nós vamos pagar para disponibilizar essas áreas para Niterói e São Gonçalo afirmou Cabral.