Título: Voos em Rio e São Paulo também são afetados
Autor: Costa, Donizeti
Fonte: O Globo, 16/04/2010, O Mundo, p. 32

Companhias que ligam o Brasil ao continente tiveram que cancelar ou alterar rotas. Transtornos devem se repetir hoje

SÃO PAULO. Empresas aéreas que ligam Brasil e Europa tiveram de cancelar ou alterar suas rotas ontem devido às nuvens de cinzas liberadas pela erupção de um vulcão no sul da Islândia.

O fenômeno ¿ que, além de prejudicar a visibilidade, também pode causar pane nos motores das aeronaves ¿ provocou o fechamento de espaços aéreos em vários países, como Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia. Outros não tiveram aeroportos fechados, mas apenas a alteração de determinados voos.

Uma das companhias afetadas foi a Air France, que cancelou ontem dois voos rumo a Paris, o AF 455, que tinha saída às 16h de São Paulo, e o AF 443, que partiria do Rio às 16h20m. Dois voos a partir do Aeroporto Charles de Gaulle tiveram os horários alterados: o AF 442, que deixaria a capital francesa às 23h30m, foi mudado para 21h50m, e o AF 545, que viria para São Paulo às 23h30m, foi antecipado para as 22h. A holandesa KLM cancelou o voo 792, de São Paulo para Amsterdã.

Para hoje, o AF 444, de Paris para o Rio, e o AF 456, de São Paulo para Paris, estão igualmente cancelados. A saída de ambos seria às 10h30m (hora local).

A TAM foi surpreendida em pleno ar pelos efeitos da nuvem vulcânica: seu voo JJ 8084, que partiu de Guarulhos às 0h04m de ontem, com destino a Londres, teve de ser desviado para Madri. O voo 8316, que sairia do Rio às 16h20m, foi cancelado.

Segundo a empresa, os passageiros atingidos pela alteração vão dispor de alimentação e hospedagem até se reacomodarem em outro avião. O aeroporto internacional da Escócia também precisou ser fechado.

Aeroportos britânicos podem ficar fechados até amanhã A British Airways teve viagens suspensas nos dois sentidos. Da Inglaterra para cá, foram cancelados os voos BA 249 (Londres/ RJ, às 13h15m) e BA 247 (Londres/Guarulhos, 21h50m).

No sentido inverso, deixariam de decolar o BA 248 (RJ/Londres, às 23h), BA 247 (Guarulhos, amanhã, às 7h05m).

¿ A companhia conseguiu avisar 90% dos passageiros. Os poucos que chegaram ao aeroporto foram levados a hotéis ¿ contou um funcionário.

O fechamento dos aeroportos britânicos pode se estender até amanhã. A exemplo do que preveem as demais empresas, os passageiros da British Airways poderão alterar a data de seus voos sem multa.