Título: Em Minas, PT e PMDB terão candidato único
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 16/04/2010, O País, p. 4
Expectativa é que Hélio Costa seja lançado oficialmente para disputar o governo do estado
Após seis meses de impasse, as cúpulas do PT e PMDB fecharam acordo para as eleições em Minas, com o objetivo de dar palanque único e forte à presidenciável petista Dilma Rousseff no segundo maior colégio eleitoral do país. O entendimento dos dirigentes foi selado em jantar na noite de anteontem, mas só deve ser formalizado no dia 9 de maio, depois da realização das prévias internas do PT, marcadas para o início de maio. A expectativa do PMDB e de setores do PT é que o candidato único seja o ex-ministro Hélio Costa (PMDB).
O vitorioso na prévia do PT, organizada inicialmente para escolher entre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o ex-ministro Patrus Ananias quem seria o candidato ao governo estadual, poderá ser agora candidato ao Senado na chapa de Hélio Costa.
¿ Decidimos que ficaremos juntos em Minas. Será um único palanque, um único candidato da base ao governo ¿ disse o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), informando que o anúncio do acordo e do nome de consenso será dia 9.
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, confirmou também o acordo em torno de um candidato único da base.
O PMDB avisara que é preciso ter unidade em Minas para que, no dia 15 de maio, no Congresso Nacional do partido, a aliança funcione como um símbolo do entendimento entre petistas e peemedebistas. O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ressaltou que a prévia do PT não é, necessariamente, para disputar o governo: ¿ Mostramos a gravidade da situação em Minas. E houve um entendimento de todos de que era preciso uma solução.
Patrus Ananias descarta possibilidade de intervenção Pimentel confirmou o palanque único: ¿ Assim como não entendo suficientemente do PMDB para dar opinião nos seus processos, entendo que o PMDB não tem conhecimento profundo para dar opinião nos assuntos internos do PT. Então, deixa a gente resolver para depois viabilizarmos o palanque único.
Já Patrus contou que, também quarta-feira, representantes do diretório mineiro petista se encontraram com Dutra para confirmar a realização das prévias e descartou a possibilidade de o diretório sofrer intervenção.