Título: Ele não é propriedade do PSDB
Autor: Vasconcelos, Adriana; Portela, Marcelo
Fonte: O Globo, 08/04/2010, O País, p. 9

Dilma, porém, chama de lobo em pele de cordeiro opositor que elogia Lula

BELO HORIZONTE. A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, rebateu ontem, em entrevista, as críticas feitas em nota conjunta por PSDB, DEM e PPS, de que ela "encenou" uma homenagem a Tancredo Neves. Uma das atividades da primeira viagem de pré-campanha da ex-ministra da Casa Civil, na terça-feira, em São João Del Rei, foi depositar flores no túmulo de Tancredo, avô do ex-governador tucano Aécio Neves.

- Acho surpreendente (a crítica). Porque nenhum homem público no Brasil é propriedade privada de nenhum partido. O fato de a gente respeitar o Tancredo Neves é porque ele foi um brasileiro eleito presidente da República. Ele não era propriedade nem do PT nem do PSDB. Nós podemos ser perfeitamente do PT e respeitar Tancredo Neves. Até porque hoje ele é um patrimônio do Brasil - afirmou ela, que tem chamado de "lobos em pele de cordeiros" aqueles da oposição que elogiam programas do governo Lula.

Após o ato simbólico no túmulo de Tancredo, Dilma discursou para alunos da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), fez vários elogios ao presidente, morto em 1985 antes de assumir o cargo, e disse que "o governo Lula começou a realizar o sonho de Tancredo Neves" após ler texto do peemedebista, a quem chamou de "conterrâneo".

- Acho que o governo do presidente Lula se aproxima muito do que Tancredo disse nesse discurso. Que o país só podia ser grande se o povo se desenvolvesse e tivesse saúde, educação e felicidade - declarou, ao rebater a crítica da oposição. (Marcelo Portela)