Título: No Senado, avança ideia de dividir projeto
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 07/04/2010, Economia, p. 18
Discussão de royalties seria após eleições
BRASÍLIA. A base aliada no Senado já deu início às articulações para fatiar o projeto que institui o regime de partilha de produção no pré-sal, de forma a jogar a discussão dos royalties para depois das eleições. A estratégia está em linha com o desejo do presidente Lula de tentar descontaminar as negociações - os parlamentares não querem agora contrariar suas bases - e salvar a compensação especial dos estados produtores no bolo dos recursos do pré-sal.
À frente da costura está o senador aliado Renan Calheiros (PMDB-AL), que começou ontem a negociar a divisão do projeto do pré-sal em dois. Ele se encontrou com o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM, para apresentar a proposta. Hoje à tarde, deverá apresentá-la em plenário - o que inicialmente estava previsto para ontem.
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) - autor, com o fluminense Francisco Dornelles (PP), de emenda que restitui a compensação diferenciada aos estados produtores - não descarta a ideia, mas pondera:
- Sem entendimento é melhor não votar, mas vamos buscar entendimento. Quando fica para depois da eleição, não tem nada para negociar. Se fizermos um pré-acordo, podemos votar agora.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que ainda está se negociando uma solução, dentro dos caminhos apontados por Casagrande: fechar um acordo sólido em torno de uma proposta que recompense os produtores ou postergar a análise da distribuição dos royalties, apreciando agora apenas a criação do regime de partilha. (Cristiane Jungblut e Mônica Tavares)