Título: Petista volta a falar de exilados
Autor: Suwwan, Leila; Lima, Ludmilla de
Fonte: O Globo, 14/04/2010, O País, p. 4

Três dias após a polêmica, Dilma insiste e acusa oposição de vilania

FORTALEZA e BRASÍLIA. A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, chamou de vilania as críticas que recebeu por suas declarações feitas no fim de semana ¿ quando disse que nunca fugiu à luta ¿ interpretadas por adversários como uma crítica a ex-exilados políticos durante a ditadura. Em entrevista ao programa de rádio ¿Show da Manhã¿, em Fortaleza, ela disse que não vai se intimidar com ataques: ¿ Não tentem me atemorizar, que não vão conseguir. Eu me refiro aqui a toda a minha trajetória de vida, e a meu compromisso. Eu não fujo da raia. Pode vir, pode atacar, pode tentar criar situações adversas. Não pensem que, com isso, me atemorizarão, porque não vão me atemorizar. Foi nesse sentido que falei.

É uma vilania ¿ afirmou Dilma.

A petista voltou a negar que estivesse se referindo a ex-exilados políticos ou ao tucano José Serra, seu adversário na disputa pela Presidência. Segundo ela, tratase de ¿uma tentativa escancarada, falsa de se manipular uma fala¿. A polêmica dominou boa parte das entrevistas que Dilma concedeu em Fortaleza, visita encerrada com almoço para empresários, políticos e pessoas ligadas a movimentos sociais.

O primeiro compromisso de Dilma ontem foi um encontro com o governador Cid Gomes (PSB), irmão do deputado federal Ciro Gomes, que não foi convidado para atividades com a petista. Dilma afirmou que não o convidou por respeito ao desejo de Ciro de disputar a Presidência.

¿ Em outras circunstâncias, eu teria o enorme prazer de compartilhar com ele fosse o que fosse ¿ afirmou Dilma, lembrando que estiveram juntos em obras de transposição do Rio São Francisco.

A oposição respondeu ontem com ironia à reação de Dilma Rousseff: ¿ Ela, no afã de atingir seu adversário (Serra), insinuou que só ela tinha valentia para enfrentar o regime militar. Pensar antes de falar é pré-requisito a qualquer pessoa; se quer ser presidente, é obrigação elevada ao cubo. No máximo, (ela) seria uma boa parlamentar ¿ disse o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

Para o presidente do PPS, Roberto Freire, Dilma tem que tomar cuidado antes de falar ¿asneiras e sandices¿: ¿ Se continuar assim, vai ter de continuar se explicando. O PPS não manipula a verdade.