Título: País precisa de mais US$ 100 bi
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 14/04/2010, Economia, p. 23

Arminio alerta que é necessário mais investimento para crescer

O ex-presidente do Banco Central (BC) Arminio Fraga afirmou ontem que o país precisará receber aproximadamente US$ 100 bilhões a mais de investimentos a cada ano para manter o atual ritmo de crescimento da economia. Segundo ele, sem esses recursos, a oferta de produtos tende a ficar abaixo da procura, com riscos de mais pressão inflacionária.

Sócio-fundador da Gávea Investimentos, Arminio lembrou que os investimentos nos últimos anos ficaram entre 17% e 18% do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas pelo país). No ano passado, essa taxa foi de 16,7% com os reflexos da crise.

Para ele, a taxa agora precisará subir para uma faixa de 20% a 25% da economia.

¿ O investimento está carente, é algo que se vê a olho nu. É preciso agora organizar para que isso (o investimento) possa acontecer ¿ disse Arminio a jornalistas, após participar de um congresso da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP) no Rio.

Para ele, o investimento precisa subir para algo mais próximo de 25% do que 20% do PIB, o que permitiria à economia ¿crescer um pouquinho mais rápido¿. Ele apontou a infraestrutura e educação como principais setores carentes de investimento.

¿ Se os investimentos não forem feitos, começa a criar gargalos de produção, coloca pressão na inflação.

E no caso da infraestrutura afeta inclusive a nossa qualidade de vida, tempo perdido, frustração, custos para transporte mais elevados do que seria desejado ¿ disse.

Arminio citou ainda a escassez de financiamentos de longo prazo, atualmente supridos pelo BNDES. E foi irônico sobre o papel do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Disse não acreditar que o PAC ¿seja o suficiente¿ para as necessidade de infraestrutura do país e que se trata de uma iniciativa com resultados que ¿ainda não podem ser avaliados¿.

¿ É cedo para dizer, mas a minha impressão é que vai ser preciso bem mais. Não sei se é o PAC, não estou falando de marketing. É questão de aumentar os investimentos e gerar realmente ganhos de produtividade ¿ criticou Fraga.