Título: Embaixador justifica refúgio
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 11/06/2009, Mundo, p. 22

O embaixador da Nicarágua no Peru, Tomás Borge Martínez, explicou a concessão de refúgio político ao líder indígena, Alberto Pizango, acusado pelo governo peruano de sedição, conspiração, rebelião e motim no conflito de sexta-feira. ¿Ele se sentia ameaçado, perseguido e buscava refúgio para sua proteção pessoal. Por isso, o governo da Nicarágua lhe outorgou asilo¿, declarou Martínez à Rádio Programas do Peru (RPP).

Martínez explicou que a Embaixada da Nicarágua não levou Pizango até o consulado para refugiá-lo. Segundo o diplomata, o indígena chegou sozinho e entrou facilmente na delegação porque não havia ¿nenhuma suspeita¿ contra ele. Pizango dirige a Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (Aidesep)e continua refugiado na embaixada nicaraguense em Lima.

Sobre um possível deslocamento de Pizango a Manágua, capital nicaraguense, o embaixador afirmou que tudo dependerá da rapidez com que o governo peruano lhe outorgará o salvo-conduto.

O presidente peruano, Alan García, disse ter aceitado a decisão do governo de Daniel Ortega. ¿Três países, antes da Nicarágua, recusaram o asilo porque dizem que aqui, sim, há condições para que as pessoas sejam julgadas¿, alfinetou García. ¿Um país que está caminhando bem, caso se deixe vencer por pequenos grupos que não representam o que há de mais avançado, é uma nação condenada a estagnar-se ou retroceder¿, justificou-se. (VV)