Título: No começo, um balanço de erros e acertos
Autor:
Fonte: O Globo, 18/04/2010, O País, p. 4
Presidentes de PT e PSDB tentam desqualificar estratégia de adversários e negam ter enfrentado contratempos
A disputa pela cadeira do presidente Lula ainda nem começou de fato, mas os presidentes dos partidos dos dois candidatos que lideram a corrida já estão nervosos. Responsáveis pela montagem das equipes de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), o ex-senador José Eduardo Dutra (SE) e o senador Sérgio Guerra (PE), respectivamente, tiveram uma semana difícil, com os dois candidatos e seus aliados se digladiando nos palanques país afora.
Em entrevistas ao GLOBO, os dois falam de suas estratégias e expectativas, mas, principalmente, explicitam o clima de beligerância que deve marcar mais uma disputa entre PT e PSDB pelo comando do país.
Para o tucano, a petista Dilma, se eleita presidente, será ¿alguém com vocação autoritária e governo fraco¿.
Para o petista, o tucano Serra não tem projeto e tenta, ao elogiar ações do governo Lula, atenuar as críticas que a oposição fez à gestão petista. ¿Serrinha paz e amor não vai colar¿, diz Dutra.
Na quinta-feira, Guerra passou a manhã reunido com o pré-comando da campanha na sede do PSDB, em Brasília.
Entre uma conversa e outra, no celular e no telefone fixo, conseguiu almoçar um salmão grelhado com arroz, farofa de ovo e batata baroa frita. Numa das chamadas, Serra pedia empenho do DEM e do PSDB para derrubar o fim da cobrança da contribuição previdenciária dos inativos, aprovada numa comissão do Senado.
¿ Preciso contratar alguém articulado que possa atender o celular e responder as chamadas ¿ dizia.
Ali perto, na sede do PT, não era diferente. Dutra passou o dia em reuniões. Interrompeu uma delas, com muito custo, para atender O GLOBO. Vestia uma camisa azul. Perguntado se tinha aderido à cor dos tucanos, foi rápido na resposta: ¿ E desde quando azul é propriedade dos tucanos? Quando criança, eu era cruzeirense. Agora, preciso conseguir ver meu Botafogo disputar a final, no Rio.