Título: Vantagem tucana seria igual em segundo turno
Autor:
Fonte: O Globo, 18/04/2010, O País, p. 10

Serra considera o resultado bom e Dilma não comenta

Na hipótese de um segundo turno tendo Serra e Dilma na disputa, o tucano ficou com 50% das intenções de voto, contra 40% da petista.

No levantamento anterior, Serra atingiu 48% e Dilma alcançou 39% das intenções de voto. Ontem, o ex-governador disse estar atento às pesquisas eleitorais, mas comentou que a disputa está no início.

¿ É bom, claro. Mas temos ainda muita coisa, uma batalha grande pela frente. A campanha vai se acelerar mesmo depois da Copa do Mundo ¿ disse Serra.

Dilma preferiu não falar sobre o resultado: ¿ Não comento porque pesquisa é um retrato do momento.

Em terceiro lugar no Datafolha, Marina Silva afirmou que, com Serra e Dilma fora de seus postos no governo, a disputa ficará mais fácil: ¿ A partir de agora, a mídia vai dar uma divulgação equilibrada das candidaturas.

O resultado da pesquisa Datafolha foi recebido com ironia pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra. Para ele, o aumento da vantagem de Serra sobre Dilma em um ponto percentual no primeiro turno ficou abaixo do esperado diante do ¿estardalhaço¿ em torno do lançamento da candidatura do PSDB. O dirigente descarta a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se afastar do governo para assumir o comando da campanha.

¿ Isso não existe. Lula vai governar o Brasil até o dia 31 de dezembro ¿ frisou Dutra. ¿ Há um potencial de crescimento na candidatura. Dilma será conhecida por uma parcela do eleitorado a partir do início da campanha no rádio e na TV.

Para o deputado José Aníbal, líder do PSDB da Câmara, o resultado do Datafolha sinaliza uma ¿distorção¿ nos números da pesquisa do Instituto Sensus, divulgada na semana passada, que registrou um empate técnico entre Serra e Dilma.

¿ O Datafolha mantém intenção de voto semelhante à sua pesquisa anterior. Isso comprova que estamos trabalhando corretamente ¿ disse Aníbal.

Ciro Gomes (PSB), que ainda não confirmou se vai entrar na corrida presidencial, obteve o maior índice de rejeição na pesquisa: 27% dos entrevistados disseram que não votariam nele.

Neste caso, Serra e Dilma ficaram empatados com 24%.

O levantamento realizado pelo Datafolha abordou ainda a popularidade do presidente Lula. Mesmo perdendo três pontos percentuais em relação à sondagem anterior, a avaliação do governo Lula é considerada ótima ou boa por 73% dos entrevistados.

O percentual dos que consideram a gestão Lula regular ficou em 22% (em março eram 20%). E 5% dos entrevistados (na anterior, 4%) avaliaram o governo como ruim ou péssimo.