Título: Justiça aporta na internet
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 18/04/2010, O País, p. 14

STF já recebeu 2 mil ações em meio eletrônico em 6 meses

BRASÍLIA. Os gabinetes dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) guardam, amontoados em prateleiras e armários, pelo menos 112 toneladas de papel. Se todas essas folhas fossem empilhadas em uma só torre, ela mediria 2,4 quilômetros. São 97.238 processos, cada um deles com pelo menos 250 folhas.

Há seis meses, porém, uma resolução estabeleceu o recebimento de processos por meio eletrônico. Desde então, chegaram ao STF 2.138 ações nesse formato. Hoje, tramitam na Corte 1.183 processos digitais.

O número é pequeno ¿ corresponde a 1,2% do total. Mas já é responsável pela economia de cerca de 300 mil folhas de papel ¿ ou uma torre de 30 metros de altura e uma tonelada. O ministro José Antonio Toffoli assumiu em 23 de outubro e, até agora, conseguiu digitalizar 151 processos sob sua relatoria. O gabinete que herdou era um dos mais congestionados e, hoje, tem 11.789 processos em papel.

¿ Agora só assino minhas decisões por meio digital. Além de economizar papel e tempo, é mais prático. É possível assinar tudo de uma vez. Se fosse manual, eu teria de rubricar uma por uma as 30 folhas de um despacho.

O grau de informatização do STF aumentou ainda mais desde 1ode fevereiro, quando ficou obrigatório o protocolo por meio eletrônico de seis tipos de ações ¿ ou seja, não haverá mais papel para esses casos.