Título: PMDB também consulta TSE sobre Senado
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 17/04/2010, O País, p. 9

Partido diz, porém, que candidatos são Picciani e Lindberg

Como já fez o pré-candidato a governador pelo PV, deputado federal Fernando Gabeira, o PMDB do Rio recorreu à Justiça Eleitoral para saber se a chapa do governador Sérgio Cabral, que disputará a reeleição, pode lançar mais de dois candidatos ao Senado. A consulta foi feita pelo secretárioadjunto do PMDB, deputado federal Eduardo Cunha.

Cunha negou que a medida seria para tentar incluir o senador Marcelo Crivella, candidato à reeleição, na chapa de Cabral, como quer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na coligação do governador já estão confirmados, como candidatos ao Senado, o ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB).

¿ É uma decisão política do PMDB deixar o Crivella de fora.

A consulta não foi feita por isso. Esse problema ocorre no país inteiro. Então, queremos saber se será permitido ou não ter coligação parcial para o Senado ¿ disse Cunha.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão seguiu o mesmo discurso do deputado: ¿ Sérgio Cabral já disse que os candidatos ao Senado são do PT e do PMDB. Os candidatos são o Lindberg e o Picciani.

Lindberg manteve o tom: ¿ Em 1998, o tribunal já esclareceu que só podem ser dois candidatos ao Senado por cada coligação.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Picciani informou apenas que aguarda o resultado da consulta. Crivella não retornou as ligações.

Gabeira também recorreu ao TSE para evitar a dobradinha com o ex-prefeito Cesar Maia, pré-candidato ao Senado pelo DEM, partido da coligação que inclui ainda PV-PSDB-PPS. O verde está preocupado com possível desgaste provocado pela presença de Cesar na chapa.

PDT adere a Cabral e irrita Garotinho A tentativa do pré-candidato ao governo do Rio pelo PR, Anthony Garotinho, de ter o apoio do PDT fracassou. Os pedetistas optaram por Cabral. Com a derrota nas negociações, Garotinho pôs em xeque a aliança com a pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff. Em seu blog, Garotinho criticou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT.

¿ Triste fim pra (sic) onde Carlos Lupi quer levar o PDT ¿ escreveu Garotinho.

O presidente estadual do PDT no Rio, José Bonifácio, rebateu o ex-governador: ¿ Quem é o Garotinho para dizer ao Lupi o que fazer pelo PDT? Quando ele (Garotinho) saiu do partido para o PSB, ele ameaçou nossos companheiros caso não o seguissem. Que moral ele tem de nos cobrar? A ex-secretária de Assistência Social Benedita da Silva confirmou que será candidata a deputada federal pelo PT.