Título: Aliados agora terão voz na campanha petista
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 17/04/2010, O País, p. 12

Comando da pré-campanha de Dilma deve inaugurar conselho político, depois de atropelos da pré-candidata

BRASÍLIA. A partir desta segundafeira, o comando da pré-campanha de Dilma Rousseff pretende começar a dividir, com os aliados, a discussão de estratégias para corrigir rumos e evitar problemas como os já apresentados nestas duas primeiras semanas de voo solo da ex-ministra petista.

A ideia do comando petista é inaugurar um conselho político composto por presidentes dos partidos que já manifestaram apoio a Dilma ¿ PMDB, PCdoB, PR, PDT e PRB ¿ como forma, também, de amarrar melhor o compromisso dessas legendas, que só devem oficializar a coligação com o PT nas convenções partidárias de junho.

Petistas se frustram com programa de TV do PMDB Cuidadosos, dirigentes peemedebistas afirmam que, por enquanto, será uma participação informal. Até junho, muita pendência precisa ser resolvida.

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), indicou para representá-lo no conselho o primeiro vice-presidente, Valdir Raupp (RO), e o líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) .

¿ Esse conselho é uma forma de aproximar os pretendentes ao casamento. Mas ainda não somos casados. Estamos ainda querendo apresentar o candidato a noivo ¿ disse Henrique Eduardo Alves, em referência ao nome que disputará como vice na chapa.

O PMDB deve fazer, no dia 15 de maio, um encontro nacional para lançar Temer como o candidato a vice de Dilma. A coligação, no entanto, só é formalizada mesmo em junho.

Os petistas, reservadamente, não escondiam ontem a decepção com o fato de o programa nacional do PMDB na TV, quinta-feira, não ter incensado a candidatura de Dilma. Pelo contrário, a aliança com a candidata petista foi escondida.

Todo o espaço foi usado para fazer propaganda do PMDB e suas estrelas.

¿ N ã o m e n c i o n a m o s o apoio à candidatura Dilma para evitar questionamentos jurídicos dos que são contra dentro do PMDB, pois ainda há muitos problemas nos estados a serem resolvidos ¿ justificou Henrique Alves.

¿ Foi uma opção deles ¿ limitouse a comentar o líder do governo na Câmara e membro da coordenação da campanha de Dilma, deputado Cândido Vaccarezza(SP).

Em viagem ao Pará, ontem, justamente para tentar resolver a briga do deputado Jader Barbalho (PMDB) com a governadora Ana Júlia Carepa (PT), o presidente do PT, José Eduardo Dutra, confirmou que o conselho político será informal, por enquanto.

¿ Não é um conselho oficial, mas um colegiado com os presidentes dos partidos que já declararam apoio político à candidatura de Dilma.

Isso é necessário para iniciar essa integração já, não dá para esperar as convenções. Na segunda-feira, na primeira reunião, vamos estabelecer a periodicidade das reuniões e a conjuntura do momento ¿ afirmou Dutra.

¿ É um conselho coletivo para buscar acordos e resolver os problemas da campanha.

Vamos discutir as grandes questões, programa e estratégias ¿ disse Vaccarezza.

Também na segunda-feira, pela manhã, Dilma Rousseff participa do lançamento do site oficial da pré-campanha, em Brasília. Ao final do evento ela dará entrevistas a jornalistas que assinam blogs políticos.