Título: Dilma compara Serra a biruta de aeroporto
Autor: Lima, Maria; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 20/04/2010, O País, p. 4
Ao rebater críticas feitas pelo tucano, pré-candidata petista diz que oposição não defendia o Bolsa Família
BRASÍLIA. Em vez de ¿lobo em pele de cordeiro¿, que um dia elogia, no outro critica o governo, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, repetiu ontem o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e disse que o pré-candidato tucano, José Serra, está igual a ¿biruta de aeroporto¿.
Em resposta a Serra, que ontem atacou o PAC, chamando o programa de lista de obras não cumpridas, Dilma lembrou que, nos últimos dias, ele vinha elogiando Lula. Segundo ela, a oposição nunca apoiou o Bolsa Família e o programa Minha Casa, Minha Vida.
¿ Ele (Serra) está mais é para biruta de aeroporto. Cada dia de um jeito. Evito esse tipo de consideração porque acho que é impossível se passar pelo que não é! Se foi oposição sete anos e meio, não pode esquecer que chamou o Bolsa Família de Bolsa Esmola. Pararam depois que a ONU reconheceu como o maior programa de renda do mundo.
Vou ser menos soberba: um dos melhores ¿ ironizou Dilma.
Contestando a declaração de Serra sobre o PAC, citou obras que foram ou estão em fase de conclusão: ¿ Lamento que ele fale isso quando voltamos a financiar estados e municípios de forma exemplar. Eles falam em acabar com o PAC, que é uma lista de obras, que não serve para nada, mas vão ter que combinar sabe com quem? Com os prefeitos.
Sobre o resultado da pesquisa Datafolha, Dilma não entrou em detalhes. Ao responder sobre o que faria para atrair o eleitorado feminino, disse que vai conversar com as mulheres.
¿ Vou utilizar todas as mídias permitidas. Nós, mulheres, somos 52% da população.
Os outros 48% são nossos filhos.
Então, estamos em casa.
Ainda ontem à noite, Dilma participaria de um jantar com dirigentes e líderes dos partidos aliados, que se reuniram no fim da tarde para a primeira reunião do chamado conselho político da campanha. A primeira preocupação manifestada no conselho foi em relação à eleição no Rio ¿ mais especificamente em relação ao ultimato dado pelo ex-governador Anthony Garotinho (PR) para apoiar Dilma.
Preocupação com Garotinho
Na presença de representantes de todos os partidos da aliança, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, mostrou-se surpreso com a reação de Garotinho em congresso partidário no fim de semana e pediu esclarecimentos ao PR. Dutra quis saber do PR o grau de insatisfação de Garotinho e se, de fato, ele deu um ultimato, se pediu ajuda para conseguir apoio ou só aconselhou o PT. No evento do PR, o ex-governador cobrou a presença de Dilma em seu palanque para disputar o Palácio Guanabara e empenho do governo para atrair partidos.
¿ Dutra quis saber a profundidade da insatisfação de Garotinho.
Vamos saber o que está acontecendo de fato. Se existe algum problema, será contornado ¿ disse o representante do PR no conselho político, o deputado Luciano de Castro (RR).
O conselho terá como prioridade evitar crises e conflitos entre aliados nos palanques regionais de Dilma. Para isso, terá reuniões quinzenais. Os aliados chegaram a um consenso de que não se podem repetir erros como nas primeiras visitas feitas pela candidata petista aos estados na pré-campanha, como em Minas Gerais e Ceará.
¿ Temos que conciliar os palanques nos estados e resolver reivindicações de cada partido ¿ disse o líder do PDT, deputado Dagoberto Nogueira (MS).
A próxima reunião será no dia 3 de maio e contará com a participação do marqueteiro da campanha, João Santana.
Ele (Serra) está mais é para biruta de aeroporto. Cada dia de um jeito
Se foi oposição sete anos e meio, não pode esquecer que chamou o Bolsa Família de Bolsa Esmola. Pararam depois que a ONU reconheceu como o maior programa de renda do mundo.
Vou ser menos soberba: um dos melhores