Título: País está preparado
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/06/2009, Mundo, p. 18

O Ministério da Saúde respondeu prontamente ao anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) garantindo que o Brasil está preparado para enfrentar a pandemia da nova gripe. A ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, declarou ainda que não serão adotados novos procedimentos para frear o contágio, já que o país ¿se antecipou a todas as medidas recomendadas pela OMS¿. Até agora, 52 casos da gripe A foram confirmados no país, sendo que 39 ¿ 75% deles ¿ foram contraídos no exterior.

¿A transmissão no Brasil permanece limitada e sem sustentabilidade. Continuamos com a intensa vigilância em portos, aeroportos e fronteiras, continuamos com o diagnóstico rápido dos casos suspeitos e o sistema de saúde continua monitorando aqueles que tiveram contato direto com pessoas contaminadas¿, afirmou Márcia em entrevista coletiva. Segundo a ministra em exercício, o Brasil possui uma rede de 53 hospitais de referência, com cerca de 900 leitos de internação, e uma ¿quantidade suficiente¿ de kits de exames e medicamentos contra a gripe suína.

Márcia assegurou que o anúncio feito pela diretora da OMS não significa maior gravidade dos casos, e ponderou que a letalidade da influenza A (H1N1), de 0,5%, é considerada baixa. O diretor de Vigilância Epidemióloca do ministério, Eduardo Hage, acrescentou que o contágio de pessoa a pessoa, como ocorreu em países como México e Estados Unidos, não se verifica no país. ¿No Brasil há, transmissão autóctone limitada, que tem vínculo com casos importados, mas não houve nenhuma transmissão de forma secundária.¿ Hage lembrou ainda que a OMS recomenda que não seja adotada nenhuma medida restritiva em relação a viagens.