Título: Enquanto decide se apoia Dilma, UNE pode criar movimento anti-Serra
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 23/04/2010, O País, p. 4

Estudantes começam a discutir de que lado estarão na eleição presidencial

Além de debater se dará apoio a Dilma Rousseff (PT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) também discutirá, em encontro até domingo no campus da UFRJ do Fundão, a possibilidade de assumir uma posição contrária às políticas do PSDB e até mesmo à candidatura de José Serra (PSDB). A eleição do tucano, que presidia a UNE no momento do golpe militar, é classificada como retrocesso pelas correntes reunidas desde ontem no 58° Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg).

Grupos ligados aos partidos de esquerda ¿ inclusive os que são contra o apoio a Dilma ¿ defendem que a UNE manifeste, no documento final do Coneg, sua opinião contra os princípios que nortearam o governo do expresidente Fernando Henrique.

Mas há quem proponha uma postura mais clara em relação à candidatura do PSDB, com uma deliberação anti-Serra. Em 2006, no segundo tuno, a UNE lançou a campanha ¿Alckmin não!¿, contra Geraldo Alckmin.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, defende a independência da UNE em relação a candidaturas, mas segue a linha de que a entidade precisa ter opinião quanto às políticas dos últimos governos.

¿ Defendo que o documento da UNE contenha que não queremos retrocesso em determinadas políticas. A possibilidade de a UNE sentar com o presidente da República para apresentar suas pautas é positiva.

Não queremos retroceder a um período que essa capacidade de diálogo não existia ¿ diz o presidente, ligado ao PCdoB, ao comparar a relação da UNE com os governos FHC e Lula.

O vice-presidente da UNE, Tiago Ventura, que integra a corrente Democracia Socialista do PT ¿ a maior do partido dentro da entidade ¿, é da mesma opinião de Chagas: ¿ A volta do neoliberalismo é representada pela candidatura do Serra. A UNE tem que deixar isso claro no seu programa ¿ diz o estudante, que prefere que a UNE não tenha candidato.

Os tucanos da UNE prometem um conflito entre diretores da entidade se houver decisão a favor da ex-ministra ou um documento contra Serra.

¿ Se a UNE tomar posição que vai apoiar a Dilma, vamos aproveitar e declarar que há grupos na UNE que são contra e vão apoiar o Serra ¿ ameaça o tucano Rafael Goffi, da diretoria de universidades particulares da UNE. ¿ O Serra foi presidente da UNE. A Dilma não foi nada.