Título: Aos 16, hora de mudar o mundo
Autor: Benevides, Carolina
Fonte: O Globo, 25/04/2010, O País, p. 4

A UNE lançou este ano a campanha ¿Se liga 16¿, inspirada no movimento que pedia, em 1988, o voto facultativo para jovens de 16 e 17 anos. Para Augusto Chagas, o jovem, em especial o de classe média, vem se desinteressando da política por causa do individualismo. Já para Carolina de Lamare, uma das fundadoras do movimento Nove, criado no ano passado por estudantes da Zona Sul do Rio, o desinteresse pelo voto está ligado à corrupção na política. O prazo para tirar o título se encerra no próximo dia 3 de maio.

¿ Quando eleitos, parecem entrar no mesmo saco e aparecem no jornal apenas por seus diversos desvios de conduta, isso desestimula ¿ diz Carolina.

Para o cientista político Marco Antônio Villa, da Universidade Federal de São Carlos , o desinteresse dos jovens demonstra que ¿há algo errado com a democracia brasileira¿: ¿ Quando se tem 16, 17 anos, as pessoas costumam achar que podem mudar o mundo. Se isso não se manifesta na hora de tirar o título, tem algo errado. No Brasil, a corrupção e a impunidade contribuem para esse comportamento.

O receio de que as políticas sociais do governo Lula acabem levou o estudante Wagner de Jesus Nascimento, do 1° ano do ensino médio numa escola pública na Baixada, a estrear como eleitor: ¿ Saber que os benefícios podem acabar me fez pensar. Minha mãe não recebe mais o Bolsa Família porque eu já completei 16 anos, mas eu vi que tivemos mais dinheiro para comprar comida e roupa.