Título: Reguffe terá de aceitar
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 13/06/2009, Política, p. 7

Presidente regional do PDT, o senador Cristovam Buarque demonstrou ontem que vai manter as conversas com o PT com vistas a uma aliança eleitoral para 2010. Ele disse que o PDT vai decidir o melhor arranjo político e os filiados terão que se adequar a essa decisão. ¿O deputado Reguffe recebeu do PDT uma missão. Se o PDT determinar outra missão, ele vai ter que aceitar¿, afirmou ao Correio.

Cristovam não descarta a candidatura própria ao governo, mas prefere uma aliança eleitoral com o PT, desde que o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegure em contrapartida espaço para o PDT na chapa majoritária. O senador, que é ex-governador do Distrito Federal pelo PT, tem afinidade com o partido nas esferas nacional e local. Ele sempre demonstrou que teria dificuldades para fazer campanha contra os antigos aliados. Nos dois últimos dias, Cristovam se reuniu com governadores e ex-governadores do PT, para um balanço sobre o modo petista de governar, o que confirma a afinidade que ele mantém com a legenda.

O caminho de Cristovam a um novo mandato ao Senado pode ser dificultado caso ele saia candidato contra o governo Arruda, o PT e o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB). As três chapas deverão lançar dois nomes na disputa. O presidente regional do PT, Chico Vigilante, garantiu ao Correio que não há possibilidade de o partido defender a candidatura de Cristovam ao Senado se o deputado distrital José Antônio Reguffe (PDT) concorrer ao governo. (AMC)