Título: Rebelião contra o apoio ao PT
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 13/06/2009, Política, p. 7

Depois de ser indicado pelo diretório regional do PDT como pré-candidato a governador, Reguffe resiste aos movimentos do senador Cristovam Buarque, que deseja apoiar o petista Agnelo Queiroz

Cristovam (e) e Reguffe (d), com Alírio Neto: tensão entre os pedetistas sobre os caminhos a seguir na sucessão de José Roberto Arruda Se depender do deputado José Antônio Reguffe (PDT), a aliança do partido dele com o PT não vai sair. Os aliados do ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz e o senador Cristovam Buarque (DF), presidente regional do PDT, têm encontro marcado na próxima semana para construir uma parceria para as eleições de 2010. Mas a negociação pode emperrar por falta de apoio. O PDT é um partido dividido. Reguffe afirma querer ser candidato ao Executivo ou apoiar um nome que represente uma via alternativa, ou seja, não conduzida pelo governador José Roberto Arruda (DEM), pelo ex-governador Joquim Roriz (PMDB) ou por petistas.

Na semana passada, o diretório regional do PDT aprovou a indicação de Reguffe como candidato a governador. Mas a decisão pode não valer no próximo ano. O secretário extraordinário de Educação Integral, Marcelo Aguiar, integrante da executiva regional, apoia a atual gestão e deverá defender a união em torno da reeleição de Arruda. O governador tem ainda um outro aliado na legenda, o ex-deputado distrital Peniel Pacheco. Cristovam, por sua vez, sinaliza preferência por uma aliança com petistas em que Agnelo seja o cabeça de chapa ao governo.

¿Algo novo e diferente¿ Além da divisão, Cristovam tem agora um problema para administrar. Reguffe, seu discípulo e um dos políticos com quem mantém relação mais próxima no Distrito Federal, pretende defender a candidatura própria ao GDF. O senador foi um dos grandes idealizadores do lançamento dessa ideia e agora terá dificuldades para voltar atrás sem a anuência do distrital. ¿Existem muitas pessoas que pensam como eu e não se consideram representadas nem com Arruda, nem com Roriz nem com o PT, e que gostariam de ver algo novo e diferente¿, defende Reguffe. O distrital disse que não deverá participar da reunião com o PT na próxima quarta-feira.