Título: WSJ faz alerta sobre economia brasileira
Autor: Villas Bôas, Bruno; Melo, Liana
Fonte: O Globo, 28/04/2010, Economia, p. 20

O jornal especializado em finanças ¿Wall Street Journal¿ alertou ontem que a rapidez com que a economia brasileira se recuperou da crise financeira global está se transformando em risco de superaquecimento. Segundo o ¿Journal¿, citando analistas, para esfriá-la, o Banco Central (BC) deverá iniciar uma série de aumentos da taxa básica de juros a partir de hoje.

O jornal lembra que o país cresceu pelo menos 10% no primeiro trimestre de 2010 (na taxa anualizada), segundo uma estimativa do banco de investimentos Goldman Sachs. Só o setor de automóveis cresceu 18% no mesmo período. Além disso, o Brasil vem atraindo investimento direto estrangeiro de forma sistemática, somando US$ 26,3 bilhões nos 12 meses encerrados em março.

¿A economia está superaquecendo¿, disse ao ¿WSJ¿ Alberto Ramos, economista sênior do Goldman Sachs. Mas o jornal lembra que para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ¿a economia está quente, mas não superaquecida¿. Ele prevê um crescimento de 5,5% este ano, contra a expectativa de alguns analistas de 7%.