Título: BB e Bradesco lançam nova bandeira
Autor: Beck, Martha; Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 28/04/2010, Economia, p. 21

Marca Elo terá cartões de crédito, de débito e vales com foco nas classes C e D

SÃO PAULO. Depois de quatro meses de negociações, Bradesco e Banco do Brasil anunciaram ontem a criação de uma nova bandeira de cartões de crédito, de débito e vales. Batizada de Elo, mesma marca utilizada pelo Bradesco na década de 70, deve começar a ser emitida dentro de seis meses e vai concorrer com as tradicionais Visa, Amex e Mastercard.

A meta é alcançar uma fatia de 15% do mercado nacional em até cinco anos, com foco em não-correntistas dos dois bancos e público das classe C e D. Hoje, Bradesco e BB respondem cada um por cerca de 20% do faturamento do setor.

¿ Será um cartão que começará de baixo para cima ¿ afirmou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, referindose ao público-alvo inicial dos bancos.

¿ Nasce mais simples e com menos burocracia. Pela própria natureza, será quase um genérico de cartão de crédito.

Para administrar a operação, Bradesco e BB criaram a holding Elo, que também deve abrigar os negócios já compartilhados por ambos na Cielo (operadora de cartões de crédito) e na Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (responsável pelos cartões pré-pagos da marca Visa Vale). Concluído esse processo de transferência, a companhia nasceria com R$ 15 bilhões em ativos.

Além da emissão própria, a bandeira Elo poderá aparecer em cartões de private label (oferecidos por lojas). A princípio, terá validade apenas no Brasil, mas há planos para estender seu uso ao exterior.