Título: Sem Ciro e com ajuda de Lula, PSB consegue primeiro acordo com PT
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 29/04/2010, O País, p. 4
O senador Renato Casagrande será candidato ao governo do Espírito Santo
BRASÍLIA. Um dia depois da saída do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa presidencial, o PSB conseguiu fechar o primeiro apoio do PT e do PMDB para um candidato socialista.
A aliança formalizada ontem será em torno da candidatura do líder do PSB no Senado, Renato Casagrande, ao governo do Espírito Santo. O presidente Lula interferiu para formalizar o acordo. Foi o primeiro gesto em contrapartida à retirada do nome de Ciro.
Pelo acerto, em Vitória, o governador Paulo Hartung (PMDB) retirou a candidatura do seu vice, Ricardo Ferraço (PMDB), que disputaria o governo contra Casagrande. Eles lideravam a disputa nas pesquisas.
Terça-feira, Hartung esteve em Brasília, onde tratou do assunto com vários interlocutores.
Antes da retirada da candidatura de Ciro, a cúpula do PSB se queixou da tentativa do PT de isolar seus candidatos nos estados, inclusive no Espírito Santo. O PSB também reclama da tentativa de isolamento das candidaturas aos governos estaduais do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em São Paulo, e do deputado Beto Albuquerque (PSB) no Rio Grande do Sul.
¿ A solução foi possível com um gesto de despreendimento de Ferraço ¿ afirmou Hartung.
Ainda na noite de terça-feira, o presidente do PSB, o governador Eduardo Campos (PE) e o vice-presidente, o exministro Roberto Amaral, viajaram para o Rio, onde tiveram longa conversa com Ciro.
Segundo relatos, Ciro disse que iria ¿mergulhar¿ por um mês e que em junho conversaria com o partido para decidir o que fazer.